CMCB – Inovando na Formação Curricular do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

9 de maio de 2018 - 16:30

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Oliveira Escritora Rachel de Queiroz, por meio do seu Comandante/Diretor – Coronel Nildson Oliveira, no firme propósito de continuar investindo na formação de uma base curricular sólida e diversificada, alavancando os índices da educação pública do estado do Ceará nas avaliações diagnósticas anuais, ampliou as propostas pedagógicos da escola no segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) com a implantação dos Projetos Oficina de Redação e Matemática do Zero, projeto inicialmente direcionado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

A premissa maior consiste no fortalecimento e consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) nas disciplinas de Produção de Textos e Matemática.

A programação do curso contempla aulas de nivelamento às 2ªs e 4ªs feiras, simultâneas ao Laboratório de Redação, momento onde serão identificadas e mapeadas necessidades de intervenções e reforços individuais no contra turno revelando, ainda, potenciais nas respectivas áreas do conhecimento e contribuindo com a elevação dos níveis da educação básica do estado do Ceará, nos diversos sistemas de avaliação (SPAECE, SAEEB e Prova Brasil).

PROJETO OFICINA DE REDAÇÃO:

Ante os exitosos resultados obtidos por nossos alunos em concursos na área de Produção de Textos, considerou-se relevante o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas buscando maior aperfeiçoamento desses conhecimentos, ampliar o olhar crítico dos alunos, torná-lo um leitor proficiente e estimular constantemente a produção de textos.

Com a efetiva implantação do Projeto Oficina de Redação, concomitante aos atendimentos individualizados desenvolvidos no Laboratório de Redação pela Prof.ª Elvira Lima sempre às 4ªs feiras. “Inicialmente espera-se que os alunos compreendam a lógica das redações, os respectivos critérios avaliativos e por meio da prática da escrita e da reescrita nas aulas regulares, identifiquem seus erros, corrijam-nos e aperfeiçoem suas produções, alcançando resultados satisfatórios”, comenta o Cb BM Mário, responsável pelo projeto no CMCB.

PROJETO MATEMÁTICA DO ZERO:

O Projeto Matemática do Zero decorreu da necessidade de nivelamento dos conhecimentos dos alunos do 5º ano, inicialmente no aprofundamento das quatro operações matemáticas, com leitura, interpretação, quesitos imprescindíveis para uma correta resolução e maior compreensão dos conteúdos inerentes ao programa de curso do 5º ano.

Matemática do Zero é um curso com fundamentos básicos da disciplina de Matemática, servindo de suporte para que os alunos possam aprender o conteúdo do ano letivo de maneira mais eficaz. “Muitos alunos apresentam deficiência crônica em raciocínio lógico matemático, o que implica em sérias dificuldades para assimilação de demais conhecimentos correlatos em diversas outras disciplinas dos demais segmentos. A metodologia utilizada é de um ensino dinâmico com realização de muitos exercícios para aumentar o entendimento do assunto”, observa o professor militar – Cb BM Benício, responsável pelo desenvolvimento do projeto, inicialmente voltado para os alunos do 5º ano.

As aulas realizadas sempre às 6ªs feiras, simultâneas aos atendimentos individualizados do Laboratório de Redação, contemplam a aplicação das noções básicas da disciplina de matemática e a progressão sequenciada dos conteúdos abordados em sala pela professora regente da disciplina de Matemática – Profa. Lene Mendonça, objetivando atingir níveis avançados nos conhecimento na área das Ciências exatas.

Seguindo esse entendimento, o CMCB implanta os projetos que fornecerão suportes necessários ao desenvolvimento pleno dos conteúdos regulares que serão ministrados ao longo do ano nas disciplinas de Produção de Textos e Matemática. “Os projetos objetivam, sobretudo, acompanhar nossos alunos em dificuldades quanto aos conteúdos abordados em sala, direcionando-os para aulas de Reforço no contra turno quando necessário, bem como identificar alunos com potencial avançado, estimulando-os à participação em olimpíadas de matemática e de Redação a nível estadual e nacional”, afirma o senhor Comandante/Diretor do CMCB – Coronel Nildson Oliveira, responsável pela implantação dos projetos no segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).