Colégio dos Bombeiros participa da OBMEP 2018

26 de junho de 2018 - 16:11

Imagem relacionada

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), nesta terça-feira, 5 de junho, realizou a prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Esta Olimpíada é a maior competição do país, em sua 14ª edição, cerca de 18,2 milhões de estudantes de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país, que representam – 99,44% dos municípios – participaram da primeira fase da OBMEP.

A OBMEP é realizada com recursos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), desde 2005, sendo uma organização social (OS) vinculada ao Ministério da Educação e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MTIC).

“A prova é concebida de forma que se possa responder às perguntas por meio do raciocínio lógico e da criatividade”, explica o diretor-adjunto do Impa e coordenador-geral da OBMEP, Cláudio Landim. “Com isso, alunos que nem sabiam que gostavam de matemática acabam descobrindo o quanto ela pode ser divertida e desafiadora.”

Destinada a estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Estudos independentes comprovam um efetivo impacto da OBMEP nos resultados de matemática no país. Escolas que participam ativamente da competição acadêmica apresentam acentuada melhora no desempenho de seus alunos na Prova Brasil: a evolução é da ordem de 26 pontos, o que corresponde a 1,5 ano de escolaridade extra.

A OBMEP manterá a quantidade de premiações a alunos de escolas públicas registrada nas edições anteriores (500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas). Também serão premiados estudantes de escolas particulares (75 ouros, 225 pratas, 675 bronzes e até 5.700 menções honrosas).  A divulgação dos vencedores está marcada para 21 de novembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Em 2017, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) aprovou na 1ª Fase da OBMEP 43 alunos que se tornaram aptos a seguirem para a 2ª Fase da OBMEP. Desdes alunos, 17 receberam o Certificado de Menção Honrosa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e Ministério da Educação e Ciências e Tecnologia.