Colégio dos Bombeiros ganha vagas no Centro Cearense de Idiomas

28 de junho de 2018 - 08:58

Os alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) participaram da inauguração  do Centro Cearense(CCI) de Idiomas no North Shopping Jóquei, nesta quinta-feira, 14, realizada pelo governador Camilo Santana. Ao todo, doze centros atuarão na formação de mais de 9.400 jovens cearenses em inglês e espanhol.

Com capacidade para cerca de 600 alunos, a unidade é a terceira de Fortaleza e a sétima do Estado a ter as atividades iniciadas. Outros cinco equipamentos estão previstos para funcionar ainda neste ano. Oferecendo cursos gratuitos de inglês e espanhol para estudantes do Ensino Médio da rede estadual, os CCIs serão espalhados por todas as regiões cearenses.

O próximo centro a ser inaugurado é o do Shopping RioMar Kennedy, no dia 25.06.18, onde o CMCB foi contemplado com  16 vagas, sendo 15 vagas para os melhores alunos do 1º ano do Ensino Médio e 01 vaga para professor, que irão cursar o  CCI.

O Curso

A instalação de um Centro Cearense de Idiomas no bairro Jóquei, de acordo com Camila Alcântara, coordenadora da unidade, vai atender a uma demanda de ensino de línguas na região: “Esta área é afastada do Centro, onde existem muitos cursos. Aqui, no Jóquei, a unidade vai abraçar os jovens dessa região”, analisa.

De acordo com Camila, a seleção dos alunos é fruto de diálogo entre a organização do equipamento e as escolas da rede pública estadual. “Os nossos alunos foram selecionados por critérios pré-estabelecidos pelo CCI e acatados pelas escolas estaduais. Além dos 600 alunos, temos uma turma de sete professores, agregando mais conhecimento”, continua. Entre os requisitos, a gestora pontua, estão o desempenho em sala de aula e a assiduidade do aluno. “Queremos que eles frequentem o curso, que iniciem essa caminhada, e que terminem conosco. A gente não pensa na desistência”, defende.

E quem garantiu a permanência no curso, que tem duração de três anos, distribuídos em seis semestres de aulas, foi a estudante Letícia Loureiro Dantas. A aluna de 15 anos mira no futuro: “Hoje em dia, o mercado de trabalho possui um grande apreço por quem apresenta o diferencial, dessa forma, com a iniciativa do Governo do Estado do Ceará ao implantar um curso de línguas gratuito, conseguimos objetivar um grande crescimento, tanto intelectual, quanto cultural, em nós alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, o que nos dar confiança de aprendermos uma nova língua e nos capacitar cada dia mais em prol de nosso crescimento. Esse projeto pode proporcianar, a muitos que não haveriam condições de possuir, um curso de ingês e espanhol completo, oportunidade única em nossas vidas. “Educação não é gasto, é investimento e com retorno garantido!”.