Colégio dos Bombeiros participa da 54ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros (2018)

28 de junho de 2018 - 08:58

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) participa da programação da 54ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros (2018) que iniciou nesta segunda-feira (11/06) e seguirá até 05 de julho, com palestras educativas nas escolas, seminário de produtos perigosos, formatura do curso de manutenção em combate a incêndio urbano, workshop de combate a incêndio ofensivo, formatura do curso de resgate e emergência pré-hospitalar, abertura da III copa do fogo, além de ato ecumênico e portas abertas no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, Travessia Marítima no Aterro da Praia de Iracema, sessão solene (Assembleia Legislativa do Ceará), workshop de segurança e proteção contra incêndio e pânico e ações de veiculação nas mídias.

A informação é do Cmt/Diretor do CMCB, Cel QOBM Nildson Oliveira. “O objetivo da semana é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará da sociedade, destacando a conscientização das pessoas para a importância de diminuir o número de acidentes e sinistros, e nesta oportunidade podermos contribuir com a conscientização e mudança de paradigmas ao instruir os nossos alunos por meio de palestras educativas com a finalidade preventiva”.

Segundo ele, o trabalho do Corpo de Bombeiros vai além do atendimento de ocorrências. “Buscamos incessantemente antecipar e prevenir qualquer dano às pessoas, meio ambiente e ao patrimônio”, acrescenta. Nesse diapasão, entre os dias 11 e 21 de junho, todas as séries, do fundamental 1, fundamental 2, ensino médio, e ensino de jovens e adultos, que totalizam 1.226 alunos, receberão palestras com o fito de somarmos esforços com a 54ª semana de prevenção contra incêndios e pânico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Para o Coronel Comandante-Geral do CBMCE, Heraldo Maia Pacheco, os Oficiais e praças da corporação têm levado palestras sobre prevenção a escolas estaduais e municipais de todo o Ceará neste mês de junho. A iniciativa, que já contemplou mais de 10 mil alunos ano passado, faz parte dos preparativos para a Semana de Prevenção que o Corpo de Bombeiros promove anualmente na primeira semana de julho. “A Semana, por força do Decreto nº 35.309/54, deve ser realizada em todo o país na semana em que esteja compreendido o dia 2 de julho de cada ano. Mas como os alunos estão de férias nessa época, e os jovens são um público-alvo muito importante para o tema “Prevenção”.

A solenidade homenageia ainda militares que compõem o Corpo de Bombeiros de todo o País, especialmente do Ceará. Em 2 de julho de 1856 foi criado, no Rio de Janeiro, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, que teve por comandante o major João Batista de Morais Antas. Porém, a data foi decretada oficial no Brasil como Dia do Bombeiro no ano de 1954.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará tem como seus pilares de sustentação a dedicação à preservação da vida e do patrimônio alheio.

Inicialmente denominado de Pelotão de Bombeiros, esta instituição foi criada oficialmente em 08 de agosto de 1925 pela Lei no 2.253, pelo então Governador do Estado, Desembargador José Moreira da Rocha. Em 01 de janeiro de 1934 começou a funcionar “na Prática” sob o nome de CORPO DE BOMBEIROS DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO, tendo como Comandante o 1° Tenente Francisco das Chagas Nogueira Caminha, com um efetivo de 30 homens, advindos do Corpo de Segurança Pública (hoje Polícia Militar do Ceará) e da Extinta Guarda Civil, os quais tiveram como Instrutor o 2° Tenente Antônio da Cunha, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Outras informações por meio do telefone (85) 31012211