CMCB – Realiza 1º Aulão Enem – Halloween

8 de novembro de 2018 - 10:37 # #

CMCB – Realiza 1º Aulão Enem – Halloween

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018, só no Ceará inscreveu 328.591 candidatos. Com o fito de contribuir com a preparação dos alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), foi idealizado pela Direção e Coordenação Pedagógica o 1º Aulão Enem – Halloween, nesta quinta-feira (01) – três dias antes da aplicação da primeira prova. O Aulão, aberto aos alunos que compõem as três turmas do 3º ano do Ensino Médio, aconteceu no pátio interno coberto do Colégio.


A iniciativa inovadora iniciou por volta das 19h, contando com uma organização de 20 militares e professores e uma estrutura com capacidade para 150 pessoas, incluindo telões. As disciplinas tradicionais, como Matemática, Português e História, foram revisadas. Dentre os Professores participaram Rafael, Gleidson, Kildery, Paulo Aragão, Isaac, Valentin e CB Sudário. Além dos Coordenadores Hedilton e Blima.


Idealizada pelo Comando e Coordenação Pedagógica do CMCB, este Aulão foi além dos tradicionais aulões, pois varou a madrugada de quinta-feira para sexta feira, não somente com aulas, mas também numa dicotomia entre aulas e atividades de relaxamento, com a participação de um DJ, e de um show da humorista Luana do Crato, banho de piscina e um reforçado café da manhã.


E se a maior angústia dos candidatos do Enem é saber qual o tema da Redação e, claro, como trabalhar bem a ideia, foram escolhidos alguns temas.
Os temas mais possíveis, para ela, são a “Exclusão dos Índios no Brasil”, “Efeitos da má Alimentação”, “Aumento de Transtornos Psicológicos”, “Mobilidade Urbana”, “Desigualdade Social” e “Pobreza”. Durante a aula, os alunos ouviram dicas de como desenvolver ideias de intervir positivamente nos temas sugeridos.


Para o professor Kildery foi um momento de integração por quebrar o formalismo convencional das aulas, e ao mesmo tempo interagir e fortalecer os laços de amizades entre os alunos, professores, coordenadores e comando onde puderam aprender de modo irreverente e descontraído.


Para o TC Zélio Menezes, Cmt / Diretor do CMCB é fundamental ter confiança. Essa iniciativa visou estimular o potencial de nossos alunos.


A aluna Shelda Lisboa, do 3º ano C, “a ideia do Aulão na escola foi algo inovador, pois sair dos modos de educação convencional de uma rotina de estudos integral é bom, apesar de ter foco principal em resolução de questões, houve vários momentos de descontração e relaxamento, além disso, os organizadores tiveram a brilhante ideia de sair das quatro paredes da sala de aula e ir para um espaço aberto da escola, pensando numa melhor comodidade dos alunos, tais métodos de redigir o Aulão contribuiu para a preparação dos alunos antes do vestibular.”