Colégio dos Bombeiros classifica equipe para fase final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Redes Sociais

Sex, 29 de Junho de 2018 14:49

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) parabeniza a equipe Winchesters que logrou êxito ao chegar à fase final da 10ª Olímpiada Nacional em História do Brasil – 10ª ONHB.

A 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil atingiu recorde de inscritos e iniciou a primeira fase com 14.384 equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros. A competição teve início em maio do corrente ano. O número de participantes em 2018 é 18% maior que no anterior, quando 12 mil equipes estiveram na competição. Os estados brasileiros com mais inscritos são: São Paulo, com 3.516 equipes; seguido de Ceará, com 2.348 grupos; e Minas Gerais; ao todo 1.409 equipes.

O CMCB na ONHB

Este ano o CMCB inscreveu 13 equipes, perfazendo um total de 39 alunos. Os professores orientadores de História são o Professor Nery e Professor Kildary, ambos da SEDUC e o Professor Cabo Bombeiro Militar Sudário. Ao longo das seis fases tivemos dez equipes classificadas até a 4ª etapa e duas até a 6ª etapa e uma classificada para a grande fase final presencial em Campinas/SP, agendada para os 18 e 19 de agosto do corrente ano.

Equipe finalista, da esquerda para a direita: Aluno Cel. Alan Victor,  Professor Nery, Aluno Ten Cel Paulo Barbosa e Aluno Tenente Gabriel Moura.

A Olimpíada foi realizada em grupos, onde alunos e professores orientadores se encontravam semanalmente pelo menos duas vezes em média para poderem discutir as questões e tarefas. Para o Cabo Bombeiro Militar Sudário, “A Olimpíada traz para os alunos a oportunidade de experimentar o ofício do historiador ao lidar com diversas fontes históricas, além de aprofundar o conhecimento sobre a história do Brasil”. Nas palavras do Professor Nery acredita que “a participação na ONHB é uma experiência muito enriquecedora, já que estimula a pesquisa, utilização de várias fontes, além de proporcionar a interdisciplinaridade, estreitando as várias áreas do conhecimento”.

O Ceará

O Estado do Ceará contribuiu sobremaneira com a 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil que atingiu recorde de inscritos e iniciou a primeira fase com 14.384 equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros. Das 933 equipes selecionadas para a grande final, o Estado do Ceará conseguiu classificar 118 equipes, ou seja, 12,64%, sendo o Estado que mais classificou equipes para a grande final.

Palavras do Comandante

O Comando do CMCB sente-se orgulhoso pelo nível intelectual dos seus alunos e o potencial de cada professor, confirmados pelos resultados conferidos na olimpíada em pauta, resultado do empenho dos nossos docentes e compromissos dos nossos discentes na busca do aprendizado.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB!

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. É coordenada pelas profas. Dras. Cristina Meneguello e Alessandra Pedro.

Em suas nove edições a ONHB firmou-se como uma empolgante competição para equipes de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio de todo o Brasil, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil tem um formato original. É realizada por equipes compostas por quatro pessoas: três estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história do colégio. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe.

A partir desta 10ª edição a ONHB trará, pela primeira vez, uma nova fase online. Que consistiu assim, de seis fases online que duram uma semana cada uma, com questões e tarefas diversas. As respostas são enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores. Cada questão traz quatro alternativas, e mais de uma alternativa está correta, cabendo às equipes selecionar a alternativa que considera a mais adequada em resposta à questão. A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades) e tem um impacto muito positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.

Desde a primeira edição a Olimpíada finaliza com uma fase final presencial para no mínimo de 800 finalistas [no mínimo 200 equipes], que comparecem à Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

Este ano é especial para a Equipe da ONHB, pois são 10 anos de existência que tem como principal objetivo valorizar não apenas o ensino de história, mas também celebrar a relevância de professores e alunos na construção coletiva do conhecimento.

Agosto 2018