Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Instituição Histórico
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Histórico
Ter, 17 de Janeiro de 2012 17:18

COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO CEARÁ

ESCRITORA RACHEL DE QUEIROZ

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Raquel de Queiroz (CMCB) comemora, com muita honra e brilhantismo, no próximo dia 13 de abril, 19 anos de existência. Criado provisoriamente em fevereiro de 1998 através de um convênio celebrado entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e a Secretaria da Educação Básica do Ceará, a instituição educacional teve seu primeiro dia letivo realizado em 13 de abril do mesmo ano.

Localizado na Rua Adriano Martins, nº 436, bairro Jacarecanga, Fortaleza - CE, o educandário herdou as instalações da extinta Escola Estadual de Nutrição Agnus Junes, tendo também recebido por doação federal o terreno vizinho, onde funcionou, por muitos anos, a antiga Companhia Brasileira de Alimentação - COBAL.

Criado durante a gestão do Governador Tasso Ribeiro Jereissati, teve como primeiro Comandante-Diretor o Sr. Coronel QOBM Antônio Ésio Almeida Silva. Funcionou no seu primeiro ano com 18 turmas, nos turnos manhã e tarde, atendendo a todas as séries da escolaridade regular, exceto as séries concludentes de cada nível (fundamental e médio).

Já no segundo ano de funcionamento, seu concurso de admissão reuniu mais de 8.000 candidatos, resultado do sucesso e da credibilidade então alcançados.

Vendo que o Colégio representaria um referencial para os indicadores educacionais do Estado, o Governo resolveu agregá-lo à SEDUC, fazendo-o, assim, partícipe do rol das Escolas Estaduais, através da Lei Estadual Nº 12.999, de 14 de janeiro de 2.000.

Atualmente o CMCB tem como seu Comandante-Diretor o Coronel QOBM José NILDSON de OLIVEIRA, acompanhado por uma valorosa equipe de Militares e civis que compõe a estrutura de gestão da Escola totalizando aproximadamente 100 (cem) profissionais, além de Professores Militares da Corporação e Professores da SEDUC.

A instituição possui uma destacável estrutura física, com 25 salas de aula, 02 auditórios com capacidade para 150 pessoas e 60 pessoas, respectivamente, sala de Educação Musical, Centro de Multimeios, Secretaria Escolar, Secretaria Militar, Refeitório, Cozinha, quadra coberta poliesportiva, campo de futebol society, 2 (duas) piscinas sendo uma semiolímpica, laboratórios de Física, Química, Biologia, Informática e Redação, 3 (três) pátios cobertos, banheiros individuais e coletivos, estacionamento, além de outras repartições que garantem o apoio e o bom funcionamento das atividades fim e meio.

Além dos objetivos educacionais previstos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o CMCB, tem como objetivo preparar os discentes como formadores de opiniões, ousados, empreendedores, participativos, respeitosos dos direitos humanos, solidários e construtores de uma sociedade justa, humana e fraterna, inspirada nos princípios morais e éticos que presidem as relações sociais nas nações livres e civilizadas.

Seu corpo discente atual é composto por 1.075 alunos, distribuídos do 1° ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nos turnos manhã e tarde, enquanto o corpo docente é formado por 90 professores, entre civis e militares.

Ao longo de seus 19 anos, o Colégio se fez presente em vários pódios quanto aos resultados educacionais nas esferas estadual e federal, estando regularmente em destaque nas avaliações de larga escala promovidas pelo Estado e pelo Ministério da Educação, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação no Ceará (SPAECE) e a Prova Brasil.

Muitos dos nossos alunos seguem a carreira militar das Forças Armadas e das Forças Estaduais, bem como no seguimento das diversas profissões civis, tendo conseguido também aprovação nos cursos mais cobiçados, como Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia e Jornalismo, dentre outros. Já temos como página da nossa história alunos aprovados nos vestibulares mais difíceis do Brasil, como ITA, IME, CFO/BM, AFA, AMAN, Escola Naval, USP e UNICAMP.

Destaques também têm ocorrido nas várias olimpíadas estaduais e federais das quais os alunos participam anualmente, acumulando conquistas de várias medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas totalizando, só no ano de 2016, 22 (vinte e duas) medalhas sendo: 5 (cinco) de ouro, 1 (uma ) de prata e 16 (dezesseis) de bronze, além de 6 (seis) menções honrosas, 1ª colocação no Prêmio SEFIN de Redação, e 1º e 3º lugares no Prêmio Hemoce de Redação e Gravura.. Também no ano passado alcançou a impressionante marca de 95% de obtenção de vagas no SISU, grande 46 vagas em universidades públicas.

Como principais parceiros destacamos a Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, a Secretaria da Educação Básica do Estado (SEDUC), que tem provido de praticamente todas as necessidades materiais e de pessoal, o Colégio Farias Brito, que lhe fornece material didático complementar para o 3º ano do ensino médio e mais recentemente foi retomado o convênio com o Colégio Master para cursos preparatórios, além do Curso Wyzard.

Além dessas parcerias, o CMCB possui como principais projetos o PROEMI-JF (Programa Ensino Médio Inovador Jovem de Futuro), patrocinado pelo Instituto Unibanco juntamente com verba do Governo Federal e Estadual, projeto este que contempla apenas 9 (nove) Estados brasileiros; o PRO-CMCB-500, projeto que, por meio de várias ações de caráter pedagógico, visa a colocar o Colégio, no prazo de até o ano 2020, entre as quinhentas melhores escolas do Brasil e o Projeto Leitor do Futuro, voltado para os alunos do Fundamental 1 que objetiva o incentivo à leitura de obras literárias nacionais. Como bem asseverou o poeta Castro Alves, “Não cora o livro de ombrear com o sabre, nem cora o sabre de chamá-lo irmão.”

Nascido e criado dentro de uma Instituição Militar, o CMCB tem dado nítido e insofismável exemplo de que a farda e o livro - caserna e escola - caminham juntos, em harmonia, parceria e irmandade.

Os indicadores educacionais brasileiros estão aí a comprovar. Em matéria de educação, não lhe há tarefa impossível. Movido a desafios, sua glória é formar verdadeiros cidadãos, vocacionados a bem servir sua Pátria e a justa sociedade que a compõe.

A Direção.

 

Calendário

Setembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30