Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Colégio dos Bombeiros incorpora alunos na Escola de Instrução Militar do Exercito Brasileiro
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Colégio dos Bombeiros incorpora alunos na Escola de Instrução Militar do Exercito Brasileiro
Qui, 01 de Março de 2018 16:56

Fortaleza (CE) – Na tarde de 28 de Fevereiro do corrente ano, na sede do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) foi realizada a incorporação de trinta e seis Alunos Soldados da Escola de Instrução Militar (EsIM 10.001, vinculada a Companhia de Comando da 10ª Região Militar. Única Escola de Instrução Militar do Brasil implementada em um Colégio Militar de Força Auxiliar do Exercito.

As Escolas de Instrução Militar são Órgãos de Formação de Reservistas que possibilitam prestação do Serviço Militar por alunos de Estabelecimento de Ensino do “nível médio” e “educação superior”, voluntários conciliando a prestação do serviço militar com estudo formal. Ao final do ano de instrução, receberão o Certificado de Reservista de 2ª Categoria de Tempo Serviço Militar (CTSM), e terão o serviço militar no Exercito Brasileiro cumprido.

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) em parceria com a 10ª Região Militar (10ª RM) implantou a Escola de Instrução Militar (EsIM), sendo a única Escola de Ensino Militar do Nordeste e a sexta do Brasil, que possibilitará aos alunos do CMCB prestarem serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos do Ensino Médio, sob a coordenação do Cel BM Nildson Oliveira e supervisão do TC Inf Marcos André Carvalho Silva (Chefe da Seção de Tiros de Guerra), Cap Inf Castro e Silva (Cmt da Cia Cmdo) e 1º Sgt Inf Francisco Flávio Guedes Almeida Júnior (Brigada da Cia Cmdo) todos da 10ª RM.

A implantação da EsIM é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar (10ª RM) na pessoa do Exmo. Sr. General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) na pessoa do Exmo Sr. Cel Comandante Geral Heraldo Maia Pacheco por meio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) na pessoa do Cel Comandante Diretor José Nildson de Oliveira sob os auspícios da Portaria n. 288 – Cmt Ex. De 8 de abril de 2015 que versa sobre as Instruções Gerais para o Funcionamento das Escolas de Instrução Militar (EB 10-IG-02.012).

Inspirado no sucesso já consagrado das Escolas de Instrução Militar (EsIM), o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento Geral do Pessoal, está disponibilizando, com a coordenação do Comando da 10ª Região Militar, a possibilidade de jovens prestarem o serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos em estabelecimento de Ensino Médio.

O que são EsIMs?

As Escolas de Instrução Militar (EsIM) são Órgãos de Formação da Reserva (OFR) que possibilitam a prestação do Serviço Militar por estudantes voluntários(as), de Estabelecimento de Ensino (Estb Ens) do Ensino Médio, inclusive Técnico-Profissional, e da Educação Superior, de modo a atender a Instituição, o que tange à conscrição do(a) jovem cidadão(ã), conciliando a prestação do serviço militar a uma aprendizagem formal.

Como será o Curso?

O curso será realizado nas próprias dependências do CMCB, com um regime de instrução descontínuo, visando à conciliação com atividades acadêmicas, perfazendo 200 horas de instrução ou 18 semanas. Também fará parte da instrução um programa de palestras e visitas em instituições públicas e privadas, buscando um conhecimento geral em todos os campos de atividade, da sociedade e da vida comunitária, com ênfase no interesse por atividades cívico-sociais.

Palavras do Comandante Diretor

É com muita honra e orgulho que estamos fazendo parte de um emblemático e relevante momento que vive nosso Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), agregando valores seculares de vitórias e conquistas do meu amado Exército Brasileiro (EB), onde nos idos de 1986 tive a honra e o privilégio de servir nas suas fileiras no 10º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR)/86.

Agradecer pontualmente aos nossos grandes líderes Exmo. Sr. General de Brigada Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira (meu eterno instrutor, que a época em que servi era Major S/3 do GAC/1986) e do Exmo. Sr. General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira (atual comandante da 10ª RM) por acreditarem no nosso trabalho e destacarem tamanha honraria ao nosso Colégio, consolidando e autenticando ao meu amado Corpo de Bombeiros, por sua credibilidade de quase um século de excelentes serviços prestados à Nação, essa distinção para o EsIM em nossa Instituição. No oportuno, agradecemos pontualmente ao meu amigo irmão e Comandante Geral do CBMCE (Cel QOBM Heraldo Maia Pacheco), por nos confiar a função no comando do CMCB, e por apoiar o nosso trabalho.

O glorioso e altaneiro Exército Brasileiro deixa mais essa marca de sucesso e um grande legado ao Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, na implantação da única Escola de Instrução Militar (EsIM) do Nordeste e a única Escola de Instrução Militar do Brasil implementada em um Colégio Militar de Força Auxiliar do Exercito, sendo a sexta escola no Brasil, no nosso Colégio Militar, contribuindo sobremaneira, para a formação de verdadeiros cidadãos, bem formados e forjados pela disciplina militar, por estarem aptos à servir nossa Pátria amada Brasil!

Pátria!

Brasil!








 

Calendário

Junho 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30