Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

CMCB – Homenageado pela Assembleia Legislativa no Dia da Literatura Cearense
Qua, 22 de Novembro de 2017 18:11

No dia 21de novembro de 2017, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) membro orgânico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará foi homenageado pela ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ (ALCE) por ocasião do Dia da Literatura Cearense. Um iniciativa do Exmo. Sr Deputado Estadual Manoel Duca da Silveira Neto (Duquinha) por ocasião do 107 anos de aniversário de Rachel de Queiroz, comemorado do dia 17 de novembro, bem como o dia da Literatura Cearense, que nosso CMCB tem a honra de ter seu nome.

O Colégio dos Bombeiros epônimo da Rachel de Queiroz foi destacado pelos inúmeros resultados positivos alcançados em 2017, nas mais diversas instituições e esferas, como no SISU, ENEM, Olimpíadas de Matemática, Física, Geografia, Astronomia e Redação dentre outras, com marcas históricas e indeléveis, onde nos posicionamos como a primeira escola pública em resultados positivos do Estado no ensino fundamental e médio, graças a um hercúleo trabalho de equipe e compromisso com a educação do nosso Estado.

O Deputado Estadual Manoel Duca (Duquinha) destacou os resultados alcançados pelo CMCB - “O que muito nos orgulha de termos um Colégio Militar do Corpo de Bombeiros capitaneando a Educação Cearense com seus resultados alvissareiros”, enquanto que o Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Heraldo Maia Pacheco, lembrou os idos passados quando teve a oportunidade de ser professor e contribuir com o ensino de nossos jovens, que muitos desses alunos, que passaram pelo CMCB, hoje são membros do Corpo de Bombeiros Militar, sendo destaca a Cap BM Samila, que se encontra presente e emocionou-se, junto com o nosso Comandante, “tive a oportunidade de ser professor da Capitã Juliany, Capitã Samila e Aspirante Bia Úrsula, dentre outros” e, hoje estes dão a sua contribuição.

Foram entregues Placas Comemorativas ao Dia da Literatura Cearense e aniversário natalício da escritora Rachel de Queiroz, epônimo do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará as seguintes personalidades: Professora Decelis Maria Rodrigues Camelo, Sargento Cristiano Ferreira da Silva, Sargento Anselmo Lúcio de Sousa, Subtenente Jorge Monteiro Morais, Subtenente Francisco Reginaldo Teixeira e Tenente Elves Alves de Sousa, Coronel Comandante Diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), José Nildson de Oliveira e ao Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Heraldo Maia Pacheco.

Por ocasião da homenagem, o Colégio destacou os seus “Amigos do CMCB” por meio da entrega do título, bóton e mimo (uma caneta personalizada do CMCB) as seguintes personalidades: Deputado Estadual Manoel Duca da Silveira Neto, Coronel Comandante Geral da Policia Militar do Estado do Ceará, Ronaldo Mota Viana, Coronel Comandante Geral Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Luiz Carlos Viana, Coronel Coordenador da Coordenadoria Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Francisco William Lopes Rodrigues, Coronel Coordenador adjunto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Ronaldo Roque Araújo, Coronel Diretor do Colégio da Policia Militar General Edgar Facó, Francisco Romero Praciano Mendes, Tenente Coronel Comandante da 7a Seção de Bombeiros do 1o Grupamento de Incêndio, Francisco Luís de Carvalho Rodrigues, Tenente Coronel Comandante adjunto da 7a Seção de Bombeiros do 1o Grupamento de Incêndio, Leandro Silva Nogueira e o Major PM – Comandante da AIS 04 – 1o Cia / 5o Batalhão, Otoniel Nascimento de Oliveira.

Foi apresentada a peça “O Quinze” no Plenário 13 de maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), com a coreografia, concepção e pesquisa sonora do professor Jessé Anastácio, o 2o Ano médio do CMCB representou o espetáculo baseado na obra de Rachel de Queiroz, que foi publicado pela primeira vez em 1930, quando a autora tinha apenas 19 anos.. A obra apresenta com maestria os detalhes de uma retirada e as dificuldades enfrentadas por uma família durante a grande seca de 1915. Nesse sentido, 25 interpretes (alunos), se apresentaram proporcionando um verdadeiro espetáculo de arte cênica e dança.

Nascido e criado dentro de uma Instituição Militar, o CMCB tem insofismável exemplo de que a farda e o livro – caserna e escrita caminham juntos, em harmonia, parceria e irmandade.

Os indicadores educacionais brasileiros estão ai a comprovar. Em matéria de educação, não lhe há tarefa impossível. Motivo a desafios, sua glória é formar verdadeiros cidadãos, vocacionados a bem servir sua Pátria e a justa sociedade que a compõe.








 
CMCB – Provas e Gabaritos Seleção 2018
Dom, 19 de Novembro de 2017 13:22

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) concluiu neste domingo, 19 de novembro, a fase de provas do processo de seleção para admissão de novos alunos para o ano letivo de 2018. Foram ofertadas 150 vagas para alunos que irão iniciar o 1º, 4º, 5º, 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental I e II, e para estudantes do 1º e 3º anos do Ensino Médio.

As inscrições ocorreram no período de 04 a 22 de setembro. O edital com as regras da seleção foi publicado, no último dia 28 de agosto, no Diário Oficial do Estado (DOE) – Série 3, Ano IX, Nº 162, das páginas 86 a 92. Do total de vagas, são 122 vagas para as turmas do Ensino Fundamental I e II, e 28 para o Ensino Médio. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos aprovados que sejam comprovadamente dependentes de militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, Polícia Militar do Ceará, Policia Civil de carreira do Estado do Ceará e integrantes de carreira da Perícia Forense do Estado do Ceará – PEFOCE. As demais vagas serão ocupadas pelos demais candidatos classificados dependentes de civis e de outras forças militares, observando-se o turno e a ordem de classificação pela meritocracia no maior grau alcançado, no processo seletivo.

Foram inscritos 7.759 candidatos, destes, 772 são dependentes do Sistema de Segurança Púbica do Estado do Ceará e 6.987 não dependentes. Tivemos 12 pedidos de isenção, destes, foram aceitos 7 pedidos, em atenção aos critérios do Edital. Todo o valor arrecadado da taxa de inscrição no montante de R$ 193.800,00 foi depositado no Fundo de Defesa Social – FDS da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS, objetivando pela pertinência da legislação específica. Ao longo de 19 anos de existência, esse número de inscritos foi recorde e é mais de 3 vezes superior ao resultado do Edital de Seleção de 2016, onde foram inscritos cerca de 2.300 candidatos, confirmando que nossas ações estão no rumo certo.

Após a divulgação do gabarito preliminar e do padrão de resposta, contar-se-á dois dias para o recebimento formal de pedidos de impugnação de questão e de impugnação de padrão de resposta, que deverão ser dado entrada na Secretaria do (CMCB). O resultado dos recursos interpostos do gabarito e padrão resposta ocorrerão dia 27 de novembro (segunda-feira) e o resultado dos candidatos classificados e classificáveis ocorrerão dia 08 de dezembro (segunda-feira) por meio do site do (CMCB) – www.cm.cb.ce.gov.br e do (CBMCE) – www.cb.ce.gov.br. A entrega dos envelopes de matricula será dias 11, 12 e 13 de dezembro e a matricula dos classificados será dias 14 e 15 de dezembro de 2017, conforme Cronograma II. A Secretaria do (CMCB) funciona no horário 8h às 11h e das 14h às 16h, em regime de ordem de chegada, atendendo até o último candidato que chegar dentro do horário. na sede do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz – CMCB, localizado à Rua Adriano Martins, 436 – Jacarecanga.

Na segunda fase do certame, que foi realização das provas de admissão ao (CMCB), contamos com a participação de 100% do núcleo gestor, acrescido de 54 (cinquenta e quatro) bombeiros militares de outras unidades e de uma grande fração dos nossos alunos. Vale ressaltar que tivemos também nessa fase, a grata honra do controle externo por meio da visita do Ministério Público Estadual 9MPE) nas pessoas dos procuradores Gilvan Melo e José Aurélio, o que fortalece e edifica ainda mais as nossas ações. Acrescente-se o apoio incondicional as atividades do (CMCB), se fazendo inclusive presente ao concurso, do Exmo. Senhor Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Heraldo Maia Pacheco, contribuindo no processo de fiscalização e organização do certame.

Provas e Gabaritos

Requerimento

 

CMCB – Aniversário de 19 anos

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB realizou no dia 20 de abril de 2017 sua formatura militar em homenagem aos 19 anos

#FFFFFF

CMCB – Mais duas Medalhas de Ouro no Judô

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB na pessoa de seu Comandante/Diretor e toda sua equipe parabeniza os alunos: Rômulo da Silva Muniz

#FFFFFF

PROERD

Por ocasião da conclusão de mais 03 (três) turmas do Ensino Fundamental (5º e 6º anos) do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz – CMCB cerca

#FFFFFF

EJA

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB, na gestão do CMT/DIRETOR – Coronel Nildson Oliveira, retoma a escolarização de jovens e adultos –

#FFFFFF
http://www.cm.cb.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/759887cmcb.jpg
http://www.cm.cb.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/661143Captura_de_tela_de_2017_05_02_14_59_56.png
http://www.cm.cb.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/715263PROERD.png
http://www.cm.cb.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/277714eja.bmp.png

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2