Alunos da EsIM/10ª RM do CMCB visitam os Tiros de Guerra de Camocim e Parnaíba

16 de agosto de 2019 - 14:58 #

Os alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), que compõem a Escola de Instrução Militar 10-001 (EsIM), participaram, no período de 12 a 14 de agosto de 2019, de uma viagem de instrução aos Tiros de Guerra de Camocim/CE e Parnaíba/PI.

A viagem de instrução possibilitou aos alunos visitar as instalações e as atividades conduzidas pelas respectivas unidades, além da oportunidade de conhecer de perto, algumas características dos biomas de ambas as cidades, a qual os Tiros de Guerras estão localizados.

Participaram da atividade o subtenente do Exército Brasileiro Flávio Guedes, Chefe de Instrução, e os seguintes monitores do Colégio Militar do Corpo de Bombeiro subtenente Danúsio, subtenente Vandeci, subtenente Gleuber, subtenente Brito e o cabo Sudário, que é professor do CMCB.

A Escola de Instrução Militar (EsIM)

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) em parceria com a 10ª Região Militar (10ª RM) implementou uma Escola de Instrução Militar (EsIM), sendo a primeira e única Escola de Ensino Militar do Nordeste e a sexta do Brasil, que possibilita aos alunos do CMCB prestarem serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos do Ensino Médio.

A implantação da EsIM é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica que foi articulado em março de 2017, entre o Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar (10ª RM) na pessoa do Exmo. Senhor General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) na pessoa do Exmo. Sr. Cel Comandante Geral Heraldo Maia Pacheco por meio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) na pessoa do Cel Comandante Diretor José Nildson de Oliveira sob os auspícios da Portaria n. 288 – Cmt Ex. De 8 de abril de 2015 que versa sobre as Instruções Gerais para o Funcionamento das Escolas de Instrução Militar (EB 10-IG-02.012).

Inspirado no sucesso já consagrado das Escolas de Instrução Militar (EsIM), o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento Geral do Pessoal, está disponibilizando, com a coordenação do Comando da 10ª Região Militar, a possibilidade de jovens prestarem o serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos em estabelecimento de Ensino Médio.

O que são EsIM?

As Escolas de Instrução Militar (EsIM) são Órgãos de Formação da Reserva (OFR) que possibilitam a prestação do Serviço Militar por estudantes voluntários(as), de Estabelecimento de Ensino (Estb Ens) do Ensino Médio, inclusive Técnico-Profissional, e da Educação Superior, de modo a atender a Instituição, o que tange à conscrição do(a) jovem cidadão(ã), conciliando a prestação do serviço militar a uma aprendizagem formal.

A Escola de Instrução Militar 10-001 está estabelecida no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros localizada na Rua Adriano Martins, 436, Jacarecanga, Fortaleza, CE, CEP: 60.010.590 – Fone: (85) 3101.2200. – www.cm.cb.ce.gov.br.

O que é um Tiro de Guerra?

Os Tiros de Guerra (TG) são uma experiência bem sucedida entre o Exército Brasileiro e a Sociedade Brasileira, representados pelo poder público municipal e pelos milhares de cidadãos brasileiros que ingressam nas fileiras do Exército anualmente.  Essa parceria perene e edificante, juridicamente celebrada por intermédio de convênios, está enraizada na história e na formação do povo brasileiro há mais de 110 anos e tem profundas ramificações na sociedade na qual está inserido.

Esses jovens, ao serem matriculados com base na Lei do Serviço Militar (LSM), recebem a denominação de “ATIRADORES”, designação emblemática e histórica, oriunda das primeiras sociedades de Tiro ao Alvo no Brasil, com finalidades militares e de formação da reserva para o Exército, embrionárias dos atuais TG.

Os Tiros de Guerra permitem, de forma criativa, inteligente e econômica, proporcionar a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem à Lei e de prestarem o Serviço Militar inicial.  Mais que o caráter obrigatório, essa modalidade de Serviço Militar configura um direito do cidadão em dar sua contribuição, ainda que modesta, para a defesa da Pátria, conciliando sua vida cotidiana com sua rotina de trabalho, estudo e convívio familiar.

Essa parceria, mais que vantajosa para os três entes (Exército, Poder Executivo Municipal e Cidadão), tem se mostrado, ao longo de décadas, um instrumento de educação e de civilidade nos mais distantes rincões do Território Nacional, sendo que os TG passaram a ser conhecidos pela sociedade brasileira como verdadeiras “ESCOLAS DE CIVISMO E CIDADANIA”.