Equipe do CMCB faz foguete voar quase 300 metros e bate recorde estadual

28 de maio de 2023 - 09:43

“Três, dois, um…”. Era pouco mais de meio-dia quando foi pronunciada a contagem regressiva para o lançamento da equipe Astro RQ 1. Liberada a trava que impedia a movimentação, um forte jato de água pressurizada lançado para trás empurrou o foguete para a frente, numa trajetória oblíqua.

O voo durou apenas seis segundos. Mas foi o suficiente para garantir à equipe de alunos do 8º ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará (CMCB) um lançamento de 274 metros de alcance horizontal, o novo recorde cearense do nível 3, modalidade aberta a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

A marca foi alcançada durante a 4ª Jornada Cearense de Foguetes, realizada neste sábado, na Base Aérea de Fortaleza. O evento, organizado pela Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará desde 2018, funciona aos moldes da Jornada Brasileira de Foguetes, promovida desde 2009 no âmbito da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O recorde em vigor até o último sábado havia sido registrado durante a edição anterior do evento estadual: 187 metros.

No último dia 20, equipes da EMEFs Senador Carlos Jereissati (Maracanaú), Profª Igardene Fonteles de Araújo (Jijoca de Jericoacara) e Marieta Guedes Martins (Fortaleza) também superaram o recorde anterior, com alcances de 216, 207,5 e 200 metros respectivamente. O da equipe do CMCB, porém, superou até o maior alcance obtido pelas equipes do nível 4, voltado para alunos do Ensino Médio, que foi de 268 metros nessa edição do evento.

A construção e o lançamento de foguetes de garrafa PET é uma atividade que faz parte do programa da disciplina curricular de Astronomia do CMCB desde 2017. Em 2018 a escola participou pela primeira vez da Mostra Brasileira de Foguetes, obtendo 13 medalhas de bronze. Desde então, não parou mais, tendo obtido 54 medalhas na competição até 2022, além de outras 13 na Jornada Cearense de Foguetes.

O trio, composto pelos alunos Davi, Eduardo e Jackson, espera agora a convocação para participar da próxima edição da Jornada Brasileira de Foguetes, que deve acontecer no final de 2023 ou no início de 2024, onde terá a oportunidade de tentar alcançar outra marca recentemente obtida por uma equipe nordestina: o recorde brasileiro, obtido no final do ano passado, de 336 metros.

“Ter participado da 4ª JCF para mim foi emocionante porque, junto com meu professor e meus amigos da equipe, tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho com o foguete e com a base, que foi desenvolvido e lançado várias vezes desde o ano passado. O resultado que tivemos valoriza todo o nosso esforço e a união entre equipe, professor e família em torno desse projeto e agora temos pela frente a Jornada Nacional. Tenho certeza que com o apoio de todos alcançaremos o nosso objetivo!”, avalia Davi Barroso, um dos integrantes da equipe campeã.