CMCB Recebe Marinha do Brasil para Concurso ‘Cisne Branco’

27 de agosto de 2025 - 11:21 #

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CMCB Recebe Marinha do Brasil para Concurso 'Cisne Branco'

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB)

Alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) vivenciam um dia imersivo. A Marinha do Brasil visita a instituição. Ela promove palestras sobre o Concurso de Redação “Operação Cisne Branco”. Assim, a iniciativa inspira os estudantes. Eles compreendem a relevância do oceano. Ademais, entendem a importância do Poder Naval.

Tenente Sales e Sargento Wallace conduzem as apresentações. Elas ocorrem em dois turnos: 9h e 15h. Todas as turmas se reúnem no auditório. O foco principal é detalhar o concurso. Alunos do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio participam. Buscamos incentivar sua participação ativa. Professores acompanham suas turmas. Portanto, eles garantem a organização desta iniciativa.

A ‘Operação Cisne Branco’ representa uma ação contínua. A Marinha do Brasil a promove. Ela visa disseminar a mentalidade marítima. Prioriza-se o foco nos jovens. Além do concurso, há palestras educativas. Eventualmente, visitas ao navio “Cisne Branco” complementam a operação. Os temas das redações são cruciais. Eles abordam a importância econômica do mar. Incluem também investimentos no Poder Naval. Desse modo, estimula-se a pesquisa e a reflexão crítica.

A Coordenação Pedagógica do CMCB valoriza esta parceria. Ela colabora estreitamente com a Marinha. Não se busca apenas o desenvolvimento da escrita. Expande-se também o horizonte dos alunos. Discute-se soberania e desenvolvimento nacional. A equipe escolar, portanto, motiva os estudantes. Eles abraçam esta oportunidade. Assim, expressam novas ideias e conhecimentos.

A iniciativa da Marinha do Brasil é valiosa. A ‘Operação Cisne Branco’ atua como instrumento cívico. Ela conecta a sala de aula à realidade. Relaciona-se com a estratégia e economia do país. Prepara-se, assim, as novas gerações. Elas entendem o Brasil. O país possui uma forte vocação marítima.

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB)