Quem é quem
SUBCOMANDANTE / DIRETOR DE ENSINO
TC QOBM Ademar Feitosa Cruz
TC QOBM Ademar Feitosa Cruz
O TC BM Cruz estava lotado na Coordenadoria de Gestão Pessoal – CGP do CBMCE. Com especialização em Altos Estudos de Segurança Pública pela Academia Estadual de Segurança Pública – AESP e em Planejamento e Gestão em Defesa Civil pela FAMETRO, e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC, tem também cursos de Especialização em Socorro de Emergência Pré-Hospitalar – CESE/PH, Segurança de Autoridades Governamentais, Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos, Sistema de Comando de Incidentes, Emergência Radiológica, Habilitação em Vistorias Técnicas, Introdução à Atividade de Inteligência e Metodologia de Produção de Conhecimentos.
Já atuou como Coordenador Militar do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência – NUSIT do Ministério Público do Estado do Ceará, e como Analista de Inteligência na COIN/SSPDS e Assessor de Inteligência do CBMCE.
COMANDANTE / DIRETOR
Cel QOBM Francisco Albert Lima Arruda
Francisco Albert Einstein Lima Arruda, nascido em 08 de setembro de 1973, é brasileiro, casado, e Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Atualmente, Comandante/Diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros.
Albert Arruda possui uma formação acadêmica extensa e diversificada. Graduou-se na Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal (ABMDF) no Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar/Engenheiro de Segurança Contra Incêndio e Pânico, em parceria com a Universidade de Brasília (UNB). Está concluindo o curso de Bacharel em Enfermagem na Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, possui especializações em Gestão de Desastres em Estruturas Colapsadas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em Administração Pública pela FAMETRO, e em Políticas Públicas também pela FAMETRO.
Sua formação profissional inclui diversos cursos e estágios em atendimento pré-hospitalar e resgate, destacando-se: Curso de Formação de Socorristas pelo Ministério da Integração Social, Pré-hospitalar Trauma Life Support (PHTLS) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Basic Life Support (BLS) pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em São Paulo, e Estágio Operacional em Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar no Corpo de Bombeiros do Condado de Miami Dade, na Flórida, EUA. Também possui formação no Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) pelo Ministério da Integração através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, e no Curso de Primeira Resposta a Incidentes Terroristas pela Embaixada dos EUA. Outras qualificações incluem cursos em resgate veicular, atendimento a emergências, salvamento em altura, busca e resgate com cães, e segurança de autoridades governamentais.
Albert Arruda tem vasta experiência profissional em resgate e atendimento pré-hospitalar. Atuou como Comandante do Serviço de Motosocorristas do Grupamento de Socorro de Urgência (GSU) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará desde 1997. Foi instrutor das cadeiras de Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento em Altura e Terrestre na Academia de Bombeiro Militar do Ceará (ABMCE) de 1997 a 2003, e instrutor das cadeiras de Salvamento e Atendimento Pré-Hospitalar no Curso de Especialização em Salvamento (CESALV) do CBMCE de 1998 a 2001. Também coordenou e instruiu o Curso de Especialização em Socorros de Emergência Pré-Hospitalar (CESE-PH) do CBMCE de 1998 a 2007 e em 2017.
Ele foi instrutor da cadeira de Atendimento Pré-Hospitalar na Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) de 2012 a 2017, e do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará de 2006 a 2017. Ministrou cursos no tópico de atendimento ao politraumatizado no Curso de Voluntários de Emergência (CVE) da INFRAERO de 2000 a 2013 e em 2016, além de coordenar e organizar simulados de incidentes com múltiplas vítimas no Shopping Center Iguatemi Fortaleza e na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em 2016 e 2017, respectivamente.
Além de ser palestrante no Primeiro Simpósio Cearense de Atendimento ao Politraumatizado na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em 2017, Albert Arruda foi instrutor da cadeira de Atendimento Pré-Hospitalar da Força Nacional de Segurança em Brasília em 2018 e do Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar (RESGATE) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) em 2017 e 2018. Ele é membro do grupo gestor de atendimento ao trauma da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) e do grupo gestor dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil junto ao Ministério da Saúde para a formatação do plano nacional de atendimento ao trauma.
Em 2018, foi técnico da Equipe Cearense na Seletiva Brasileira de Atendimento ao Trauma e Salvamento Veicular, alcançando a primeira colocação no trauma categoria inicial, a segunda colocação geral no trauma e a oitava colocação em Salvamento Veicular, sendo convidado para representar o Brasil na seletiva mundial de resgate na França em 2019. Atuou como avaliador da Seletiva de Trauma do Estado de São Paulo em 2019 e técnico da Equipe Cearense que representou o Brasil no World Rescue Challenge (WRC) 2019 na cidade de La Rochelle, França.
Albert Arruda foi presidente do Conselho Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar (CONAP) dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil em 2019, palestrante no Simpósio Internacional de Gerenciamento da Resposta em Catástrofe com o tema Gestão da Operação de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) no edifício Andrea em Fortaleza, e avaliador do Desafio Nacional de Resgate em Santa Catarina em 2022.