VOLTA ÀS AULAS

25 de janeiro de 2017 - 18:40

Volta às aulas – 2017

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz iniciou seu 19º ano letivo nesta segunda feira, 23 de janeiro de 2017. Atualmente, conta com 1086 (um mil e oitenta e seis) alunos distribuídos entre o Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio, funcionando nos turnos manhã e tarde.

Sob a égide da Lei 12.999, de 14 de janeiro de 2000, que autorizou a criação dos Colégios Militares Estaduais (PM/BM) e seu decreto 26.052, de 10 de novembro de 2000, que dispõe sobre o seu funcionamento.

Novidades

Sob o comando do Cel BM Nildson Oliveira assumiram novas funções na Assessoria de Comunicação Social o TC BM Márcio, na Direção de Ensino e Instrução o TC BM Shimabukuro, na Direção Pedagógica o TC BM Walter Célio, no Comando do Corpo de Alunos a Maj BM Ana Paula e no Comando Adjunto do Corpo de Alunos o Maj BM Célio, na Direção de Educação Física e Direção de Eventos o Maj BM Osvaldo e na Direção Administrativa e Financeira, permanece o Maj BM Sampaio. Para o ano letivo que se inicia, todo o Corpo Pedagógico e Companhia de Alunos estão mobilizados em prol dos alunos.

Seleção de Professores

Por meio de Seleção Pública do Edital n.º 01/2016 – SEDUC/SEFOR foram selecionados 21 (vinte e um) professores temporários para compor os quadros do Ensino Fundamental I, do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz para o ano letivo de 2017.

Seleção de Alunos

Por meio de Seleção Pública do Edital n.º 001 – SSPDS/CBMCE/CMCB foram selecionados 166 alunos para o 1° e 4° ano do Ensino Fundamental 1, 6° ano do Ensino Fundamental 2, e 1° e 3° ano do Ensino Médio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz para o ano letivo de 2017.

Estrutura

Visando dar melhor conforto foi realizada manutenção estrutural e reformas pontuais nas salas do Ensino Fundamental I, envolvendo troca de piso, instalação de janelas e portas, pintura de salas de aula do Ensino Fundamental 1, e reforma de piso, banheiros e pintura em geral do Ensino Fundamental 2.

Homenagem

De acordo com o Decreto n° 27.251, de 17/11/2003, o Colégio passou a ser denominado Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, homenagem prestada à nobre escritora cearense que, na década de 30, quando então presa política, ficou no Quartel do Comando Geral e com sua humildade e profunda sabedoria conquistou a todos do “Casarão Vermelho”, passando a ser grande amiga dos bravos guerreiros Bombeiros Militares. Por sua vez, a escritora os homenageou com o belo conto: “A Incendiária e os Bombeiros”, retratando grande orgulho de ter participado do dia a dia desta corporação.