CMCB – Agenda 2017

30 de janeiro de 2017 - 19:51

alt

O CMCB

Em seu 19º ano letivo o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz – CMCB, conta com 1086 (um mil e oitenta e seis) alunos distribuídos em 33 turmas entre o Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, funcionando nos turnos manhã e tarde.

O COMANDO

Sob o comando do Cel BM Nildson Oliveira assumiram novas funções na Assessoria de Comunicação Social o TC BM Márcio, na Direção de Ensino e Instrução o TC BM Shimabukuro, na Direção Pedagógica o TC BM Walter Célio, no Comando do Corpo de Alunos a Maj BM Ana Paula e no Comando Adjunto do Corpo de Alunos o Cap QOABM Sérgio, na Direção de Educação Física e Direção de Eventos o Maj BM Osvaldo e na Direção Administrativa e Financeira, permanece o Maj BM Sampaio auxiliado pelo Maj QOABM Célio Para o ano letivo que se inicia, todo o Corpo Pedagógico e Companhia de Alunos estão mobilizados em prol dos alunos.

A INOVAÇÃO

Pela primeira vez na história do CMCB adotou-se duas agendas, uma para o Ensino Fundamental 1 e outra para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Com o objetivo de atender melhor a estes públicos distintos, foram personalizadas dois formatos.

A agenda do Ensino Fundamental 1 conta com uma cartela de adesivos, as páginas internas são maiores e dispõe de um espaço para comunicação entre a coordenação pedagógica e os pais dos alunos, sendo rica em detalhes que a deixa mais bela e atrativa. Os meses são separados por páginas que contém fotografias das principais solenidades do calendário escolar do ano letivo de 2016. Além do calendário pedagógico que se encontra presente mensalmente dispondo as datas das provas, solenidades, eventos e feriados. Já a agenda do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio permanece no formato anterior, acrescendo o calendário pedagógico.

HISTÓRICO

Uma agenda é um pequeno caderno onde o usuário faz as anotações de compromissos e horários e informações diversas. É uma ferramenta pessoal e geralmente têm a validade de um ano; após este período podem ser mantidas como arquivo.

Acredita-se que a agenda seja usada desde a antiguidade, a partir do mesmo momento em que a escrita nasceu e se desenvolveu. Porém, foi a partir da época do Império Romano que a agenda perdeu seu antigo formato de pergaminho para passar a se parecer com um caderno.

Hoje em dia, a agenda foi adicionando funções em seu interior, como por exemplo tabelas de conversão de moedas, mapa-mundi, pesos e medidas.