CMCB – 1° Ciclo de Reuniões Pedagógicas 2017

22 de fevereiro de 2017 - 18:47

 

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB por meio da Coordenação Pedagógica idealizou o 1° Ciclo de Reuniões Pedagógicas do calendário letivo de 2017, com a percepção que o interesse pela educação de crianças e adolescentes, com o compromisso da formação de cidadãos, é o elo mais forte existente na relação entre família e escola, buscando sempre alinhar o discurso sobre como a educação é conduzida em cada ambiente; sob essas perspectivas foram realizadas as primeiras reuniões de Pais, momentos singulares onde foram abordados assuntos de interesse da comunidade escolar acerca das ações pedagógicas para o ano letivo de 2017.

A Coordenação do Ensino Fundamental I, iniciou o ciclo de reuniões com os pais de alunos do 1º ano, recém-ingressos através de concurso de admissão, que foram recepcionados pelo Comandante/Diretor – Coronel BM José Nildson de Oliveira, contando com a representatividade de oficiais e praças do CMCB, onde foram esclarecidos sobre as normas de funcionamento, regimentos internos e a rotina de uma escola militar, bem como a exposição dos projetos pedagógicos desenvolvidos, exclusivamente, para o 1º ano.

Seguindo com a programação, os pais de alunos do 2º ao 5º ano tiveram a oportunidade de conhecer a nova composição da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I, onde foram apresentados o 2º Ten BM Elves Alves de Souza, Profª Carla Simone e demais profissionais que irão atuar diretamente com as séries do Ensino Fundamental I.

Esteve presente o Exmo. Sr. Coronel Comandante Geral – Heraldo Maia Pacheco, ladeado pelo CMT/DIRETOR – Coronel Nildson Oliveira, deram início a reunião de Pais de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental II (6º e 7º ano), oportunidade na qual conheceram a estrutura de funcionamento da escola. Na oportunidade foram relatados os projetos políticos pedagógicos da escola, dentre eles o “Projeto Cine Clube”, momento lúdico semanal onde os alunos irão desfrutar os prazeres da “sétima arte” com a apresentação de um filme de caráter pedagógico, direcionado a despertar o senso crítico dos alunos propiciando, ainda, maior integração entre a comunidade escolar.

Na sexta feira (17/02), os pais de alunos das séries finais do Ensino Fundamental II (8º e 9º ano) foram recepcionados pelo Diretor de Ensino – TC Wilton Akira Bastos Shimabukuro, pelo Diretor Pedagógico – TC Walter Célio Lima de Oliveira e demais oficiais, que explanaram, dentre outros assuntos relevantes acerca da rotina escolar, o início das escolinhas de esportes que estarão sob a responsabilidade do Cap BM Jair Wellington Gomes Silva – Coordenador da Área de Educação Física.

A Comandante da Companhia de Alunos – Maj BM Ana Paula Pereira de Sousa Godinho, responsável pela conduta disciplinar dos alunos e pelo cumprimento das normas e regulamentos disciplinares da escola, apresentou sua equipe funcional composta pelos Comandantes de Companhias e respectivos Monitores, que irão atuar diretamente na orientação e acompanhamento disciplinar dos alunos no ambiente escolar.

Finalizando o ciclo de Reuniões Pedagógicas, com a presença do CMT/DIRETOR – Coronel Nildson Oliveira, os pais de alunos foram apresentados ao 2º Ten BM Germano José de Oliveira que assumiu as funções de Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, responsável pelo planejamento e acompanhamento das atividades didáticas relacionadas ao 1º e 2º ano.

Sabedor dos grandes desafios, notadamente para os alunos do 3º ano, o Comando da Escola instituiu uma Coordenação Pedagógica exclusiva, sob a incumbência do 2º Ten BM José Danúbio Paiva Ribeiro, responsável pelo desenvolvimento dos projetos voltados ao ENEM, vestibulares, concursos militares e outras oportunidades afins, visando subsidiar de maneira distinta os futuros formandos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros.

 “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”.

(Imperador Dom Pedro II, patrono dos Corpos de Bombeiros Militares).