CMCB – 2º Lugar em Concurso de Redação

29 de maio de 2017 - 17:54

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz – CMCB participou de um concurso de redação da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS com o tema “Como contribuir para um Ceará mais pacífico?” e a aluna Maryana Uchoa do 3º ano do ensino médio foi a vencedora do segundo lugar.

Entrevista com a Maryana Uchoa, ganhadora do prêmio:

Ana Lívia: Boa tarde, estamos aqui com a AL Maryana Uchoa do 3º ano do ensino médio. Boa tarde, Maryana.

Maryana Uchoa: Boa tarde, Lívia.

Ana: O que a motivou para participar do concurso?

Maryana: Por que eu gosto de escrever mesmo, gosto de fazer redação, principalmente se for estilo Enem. O que me motivou foi tema, um tema a nível estadual, coisa que eu nunca tinha feito já que o Enem é a nível nacional. Eu me interessei tanto pelo tema quanto pelo o que eu pesquisei porque tinha muitas informações que poderiam ser trabalhadas.

Ana: De acordo com a sua redação como podemos contribuir para um Ceará mais pacifico?

Maryana: Eu pensei bastante de ver coisas que tivessem haver com o Ceará mesmo, coisas que pudessem ser usadas através da cultura do Ceará, voltados mais para a questão daqueles que são mais vitimados, que segundo as pesquisar, são os adolescentes. Eu pensei mesmo na literatura Cearense, projetos sociais que voltados para a Literatura que é muito marcante no Ceará, aumento do número de policias já que o ceara está muito abaixo da média que é proposto pela ONU e também na questão das estratégias para fazer as operações que já vem acontecendo.

Ana: Esse concurso que você participou teria uma premiação? Se sim, qual?

Maryana: Eu recebi um certificado da secretaria e um passeio de helicóptero.

Ana: Que legal! Obrigada pela entrevista!

Segue abaixo a redação da aluna Maryana Uchoa que tirou o 2º lugar no concurso de redação da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS.

As alunas Ana Lívia e Nicole Moreira são correspondentes do CMCB para o Jornal O Povo.