CMCB – AULAS DE CAMPO – GUARAMIRANGA

7 de junho de 2017 - 17:40

Foram realizadas aulas de campo no Maciço de Baturité / CE, no período de 02 a 04 de junho do corrente ano com 25 alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Os alunos foram acompanhados por Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros Militar, respectivamente instrutores e monitores, bem como professores da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará. O intuito dessa iniciativa foi realizar aulas de campo provocadas por nossos professores (as), das disciplinas de Geografia, História, Ciências e Biologia para os alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Rachel de Queiroz – CMCB com as finalidades de ensino e instrução.

O Maciço de Baturité é uma região do Estado do Ceará. Está localizado a cerca de 865 metros acima do nível do mar, compreendendo parte da área serrana do estado, microrregião de Baturité e mesorregião do Norte Cearense, tendo as cidades de Baturité, Pacoti, Guaramiranga, Mulungu e Aratuba, com o ecossistema considerado Tropical superúmido, a 110 km da capital do estado, Fortaleza. Atualmente a população do Maciço está estimada em 33 mil habitantes, conforme último censo do IBGE (2012).

A Área de Proteção Ambiental – APA da Serra de Baturité conta com 32.690 hectares de superfície e foi criada através do Decreto Estadual nº 20.956, de 18 de Setembro de 1990. Imerso na quase absoluta semiaridez do Ceará, O Maciço de Baturité é um Ecossistema Paradisíaco onde se encontra um dos poucos vestígios de Mata Atlântica ainda existente no interior do nordeste. O nome Baturité significa “serra verdadeira” no idioma dos tupis, habitantes originais da região.

As temperaturas máximas podem alcançar até 37º entanto as mínimas podem chegar aos 17º no período entre Junho e Agosto registrando una média mínima de 22º. Outro ponto interessante é que a temperatura pode variar até 15º no mesmo dia. No mês de Dezembro começam as chuvas até o mês de Março.

Vale salientar que um dos principais objetivos das aulas de campo, é levar o aluno a ampliar suas possibilidades de conhecimento, através da vivência. Nesse contexto, destaca-se a aula de campo como um importante recurso didático, facilitador da aprendizagem, tendo em vista as necessidades por busca de estratégias didáticas que facilitem a relação ente professores e alunos, pois o trabalho fora da sala de aula tende a auxiliar a construção do conhecimento.

De acordo com Lima e Assis (2005, p. 112), “ o trabalho de campo se configura como um recurso para o aluno compreender o lugar e o mundo, articulando a teoria à prática, através da observação e da análise do espaço vivido e concebido.