CMCB – Escolinhas de Natação

9 de junho de 2017 - 18:24

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB ao longo de 2017 realiza as Escolinhas de Natação, Infantil e Juvenil, nas piscinas infantil e semi olimpica, atendendo 180 (cento e oitenta) alunos, em 08 turmas, cujos instrutores são o TC BM Holdayne, 2º Ten Albuquerque, Asp BM Eufrásio, ST BM Valfredo, ST BM Fábio, SGT BM Cristiano, SGT BM Lucas e SGT BM André.

Por meio da natação se pode construir um cidadão, com respeito, educação e valores morais para que possa ter uma vida mais tranquila em sociedade. A criança constrói sua própria realidade baseada no que o mundo representa para ela e através de experiência sensorial, visual, auditiva, motora e sinestésica desenvolve esquemas abstratos representativos da realidade.

De acordo com Piaget (1975), o desenvolvimento da inteligência é definido e conceituado como resultado da eficácia progressivamente maior interação da criança com o meio ambiente. Ou seja, ação de uma pessoa sobre o ambiente, transformando e experimentando o desequilíbrio, a assimilação e a acomodação dos acontecimentos.

Segundo Ramaldes (1987) praticar esporte desde cedo é muito importante para o desenvolvimento da criança e uma das atividades físicas mais indicadas nessa fase é a natação. Isso porque seus benefícios podem ser usufruídos até mesmo por bebês. Esses benefícios englobam tanto aspectos físicos (fortalece a musculatura do corpo e trabalha a flexibilidade das articulações), quanto orgânicos (aumenta a resistência cardiopulmonar e vascular, além de estimular o apetite e proporcionar um sono mais tranquilo), psicossociais (desenvolve a estabilidade emocional e promove a socialização) e terapêuticos (auxilia no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite e rinite).

Além disso, essa modalidade tem efeitos positivos com relação à autoestima, tendo em vista que a criança percebe suas diferenças em relação aos outros, mas ao mesmo tempo sabe que são apenas distinções e não limitações. A prática da natação contribui também para o desenvolvimento da disciplina ao estabelecer uma rotina e pode ser um eficiente exercício no desenvolvimento da coordenação motora, isso porque a atividade é caracterizada por movimentos simétricos (PILETTI, 1995).

Segundo Lima (1999), torna-se imprescindível a prática da natação como modalidade esportiva para o desenvolvimento, quanto mais cedo melhor para a criança, pois é mais fácil aprender. Dessa forma, o fim que persegue um método de natação não deve ser unicamente a criança chegar e converter-se em um bom nadador, mas sim, construir experiências que por meio de suas vivências proporcione uma educação integral.

Os pais interessados devem contactar a Coordenação de Educação Física, Cap. BM Jair, no 3101 2200 – Ramal 219, para concretizarem suas inscrições e obtenção de maiores informações.