Um jeito diferente de jogar xadrez no CMCB

17 de junho de 2017 - 20:49

Nesta quarta-feira (14), uma partida da Xadrez Humano encerrou a 7.ª Jornada Científica promovida pelo Colégio Militar do Corpo de Bombeiros. Utilizado nacional e internacionalmente como método auxiliar na aprendizagem de matemática, lógica e inteligência emocional, o xadrez é matéria curricular transversal do Ensino Fundamental I no CMCB, sob a coordenação do Major José Edir Paixão de Sousa e do cabo Victor. Além disso, ele é incentivado no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, principalmente, após a aquisição de um novo tabuleiro gigante de 64 m², que passa a auxiliar na visualização espacial do jogo, bem como na interação entre alunos no esporte, que normalmente só é jogado entre dois oponentes.

.
Nas disputas de Xadrez Humano, o jogo é realizado em tabuleiro normal, com cada participante sendo auxiliado por dois assessores de jogadas, que podem livremente sugerir e alertar o jogador principal. Porém, cabe a este decidir se acata ou não as sugestões e os alertas apresentados. Paralelamente, o jogo do tabuleiro é narrado por sistema de som. “É justamente aí que entra o xadrez humano propriamente dito. Com base, na descrição das jogadas feita pelo narrador, os alunos dos reinos branco e preto no tabuleiro gigante executam os movimentos, possibilitando a visualização de cada lance por parte da plateia, na arquibancada, o que seria pouco provável em condições normais, uma vez que o silêncio e o espaço ao redor dos jogadores são exigências das regras da competição”, explica o major Edir.
.
Em cada tabuleiro, há ainda a presença de um assessor neutro que auxilia a movimentar as peças humanas de cada reino, cujos movimentos são indicados pelo nome e pela cor das peças, bem como pela localização das quadrículas, os quadrados do tabuleiro, que são identificados por letras (colunas) e números (fileiras). Ao final, a vitória acontece por xeque-mate ou esgotamento de tempo de jogo. Neste jogo realizado ao final da jornada cientifica de 2017,o 1º Ano do Ensino Médio sagrou-se campeão.