CMCB – Participa da Celebração dos 152 anos da Batalha de Riachuelo

19 de junho de 2017 - 19:21

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB, por meio do seu Comandante/Diretor, Cel QOBM Nildson Oliveira, se fez representar na Celebração dos 152 anos da Batalha de Riachuelo.

Em comemoração aos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, cerimônia cívico-militar, na manhã desta quinta-feira (08), reuniu militares, autoridades e convidados, na Escola de Aprendizes de Marinheiros do Ceará – EAMCE. O evento contou com a apresentação da banda militar e desfile de integrantes da Marinha e de militares da reserva. Durante a comemoração, também houve a promoção de praças e suboficial.

A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu no dia 11 de junho de 1865, na Foz do Riachuelo, afluente do trecho do Rio Paraná, e é considerada pelos historiadores um confronto decisivo na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), o maior conflito armado na América do Sul. A vitória naquela batalha fez o Brasil assumir a dianteira do conflito, conseguindo que os aliados tivessem acesso as principais artérias do Teatro de Operações da Guerra.

A data magna também virou uma oportunidade para a Marinha homenagear militares e civis. “Nessa data, fazemos uma imposição com a maior honraria que a Marinha pode conceder aos militares e civis”, a entrega da Ordem do Mérito Naval.