CMCB – São João 2017

5 de julho de 2017 - 13:58


O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB realizou em 23 de junho o II Arraial da Comadre Rachel, como forma de contribuir com a preservação da memória festiva no período Junino, bem como, oportunizar aos alunos e a comunidade familiar destes uma festa multicultural.

A programação contou com apresentação das tradicionais quadrilhas juninas, tanto infantil como adulta, barraca com comidas típacas, trajes festivos, a fogueira,e, claro o repertório tradicional com banda típica num mix de confraternização entre todos que compõem o CMCB.

Toda a equipe do CMCB se envolveu no processo da realização do II Arraial da Cumade Chica, no entanto, podemos destacar: Major Ana Paula pela organização geral e decoração e cenografia,  Capitã Sâmila pelo cerimonial e condução da programação geral, Ten Oliveira pela organização e programação do Fundamental I, Ten Elves e Ten Erbério na bilheteria, Ten Soares e Ten Erbério na execução da fogueira e em especial as mães de alunos nas barracas de comidas típicas.

Um pouco sobre a Festa Junina

No Brasil, a festa junina tem caráter multicultural, apesar de suas origens nas festas dos santos populares (Santo Antonio, São João, São Pedro e São Paulo), provenientes de Portugal. No Brasil, recebeu o nome “junina”, porque acontece no mês de junho.

Também nominada de “São João” a festa junina é típica e muito tradicional na Região Nordeste, onde o nordestino sempre agradece a colheita aos santos padroeiros populares do período pela boa colheita, por isso a tradição das comidas típicas, tais como: canjica, a pamonha, o munguzá, o milho cozido, a pipoca, bolo de milho, além do arroz doce, broa de milho, a cocada, o bom bocado, o quentão, o vinho quente, pé de moleque, a batata doce, entre outros.

Arraial, é o local onde ocorre a concentração dos festejos, um largo onde barracas são erguidas, com decoração de bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro, sendo comum a programação contemplar as quadrilhas juninas, os forrós, leilões, bings e os casamentos matutos.







Homenagem

O Arraiá da Cumade Rachel

Klesia Pimentel de Araújo

(Mãe do Aluno, Iure Pimentel da 1ª Séria A – CMCB)

O Arraiá da Cumade Rachel
Não podia ser diferente
Foi tudo organizado
E com a cara da gente
 
Foi um dia letivo
Colorido e divertido
O Colégio tava lotado
E militar muito animado
 
Luiz Gonzaga ficaria satisfeito
Ao ver as crianças dançando daquele jeito
 
 
Muita xita
Comida típica
A Cumade Rachel
Gostou mesmo lá do céu
 
Iluminação especial
Cada mesa disputada
O povo doido pra comer
E a fila nunca acabava
 
Som danado de bom
Fogueira e balão
Barracas e animação
O verdadeiro São João
 
Barraca do beijo
Pula-pula
Maçã do amor
Da creiança ao vovô
Ninguém se cansou
 
Era só comida chegando
Mães na festa ajudando
Mary trouxe baião
E apaçoca de pilão
 
Teve vatapá, canjica e bolo de batata
Arraiá ugual a este
Só na próxima invernada
 
A quadra virou cidade
NO clima de felicidade
O Arraiá da Cumade Rachel
 
A quadra virou cidade
No clima de felicidade
Eta festança
Amanhã vem a bringa com a balança.