CMCB – Participa de Travessia marítima na 53ª Semana de Prevenção Contra Incêndio

10 de julho de 2017 - 18:25

Na manhã da quarta-feira, 28 de junho de 2017, que foi marcada pela conclusão do Curso de Salvamento Aquático 2017 do CBMCE, tendo como instrutor o primeiro-tenente Rodrigo Monteiro Carneiro e a coordenação do curso, o major Jectan Vital de Oliveira, que contou com a presença do secretário de segurança pública, André Santos Costa, e do coronel comandante-geral do CBM, Heraldo Maia Pacheco, os novos guarda-vidas fizeram uma demonstração de salvamento conjugado, envolvendo resgate com embarcações e moto aquática, além da realização de procedimentos de atendimento pré-hospitalar, como a oxigenoterapia e as compressões torácicas. “Foi uma simulação rápida que procurou abarcar a maior parte das técnicas estudadas pelos bombeiros que participaram do curso”, resumiu o major Jectan Vital de Oliveira, coordenador do curso.

Ao final da solenidade, todos os bombeiros presentes foram convidados a uma travessia de 500 metros entre o Espigão do Boteco Praia e a estátua de Iracema Guardiã. Para os mais dispostos, houve ainda uma competição de duathlon com 500 metros de natação e 500 metros de corrida.

Para prestigiar a 53ª Semana de Prevenção Contra Incêndio, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz – CMCB participou dessa iniciativa da travessia por meio do TC Márcio Pinho, ST Gibson, ST Moraes, ST Valfredo, SGT Leandro, SGT Cristiano, SGT Aldiberto e CB Gilson.

Travessias

No mundo de hoje os nadadores que querem mais desafio e adrenalina ainda se aventuram em águas abertas e superam seus limites! Um exemplo clássico é a travessia a nado do Canal da Mancha, que separa a Inglaterra da França. O primeiro a concluir a travessia foi o britânico Matthew Webb, que em agosto de 1875 atravessou os 33 quilômetros que separam as cidades de Dover, na Inglaterra, e Calais, na França, em 21 horas e 45 minutos. Hoje os nadadores conseguem completar a travessia em 10 horas, mas as correntes marítimas podem aumentar esse tempo.

Aqui no Brasil, a prova de natação em mar aberto mais famosa é a Travessia dos Fortes, em Copacabana, onde os nadadores devem atravessar os 3.800 metros de mar entre os fortes de Copacabana e do Leme. A prova não é realizada desde 2012, e desde então acontece o Desafio Rei e Rainha do Mar, com percursos de 1 e 3 quilômetros em mar aberto. Outra prova tradicional é a travessia da Baía de Todos os Santos, entre Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e a praia do Porto da Barra, em Salvador, com 12 mil metros.