CMCB – Participa da abertura dos Jogos Escolares 2017

7 de agosto de 2017 - 17:25

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB participou nesta quinta-feira, 03 de agosto, da abertura oficial dos Jogos Escolares do Ceará 2017 – Etapa Fortaleza, realizada no Ginásio Paulo Sarasate.

Esta inciativa é organizada pela Secretaria de Esportes do Estado (Sesporte) em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (SME). O objetivo é estimular e valorizar a importância das competições estudantis e, sobretudo, promover a inclusão social, a cidadania e socialização de alunos de escolas públicas e privadas.

Os Jogos Escolares de Fortaleza correspondem a uma das fases dos Jogos Escolares da Juventude, olimpíada nacional organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com os estados e municípios. Ao todo, 5.030 alunos de 257 instituições de ensino públicas e privadas da capital participarão do campeonato, sendo 61 escolas municipais.

Os estudantes concorrerão em duas categorias, de 12 a 14 e 15 a 17 anos, nas modalidades de atletismo, badminton, ginástica rítmica, judô, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia, basquete 3×3, luta olímpica, natação e ciclismo.

Nas modalidades coletivas, o CMCB vai competir no handebol, futsal, vôlei e basquete, e, nas modalidades individuais, natação, judô, tênis de mesa e xadrez.

Agosto+

O certame também faz parte da programação especial do Agosto+, lançado nesta terça-feira (01/08) e organizado pela Prefeitura de Fortaleza, em comemoração ao Dia do Estudante. O objetivo é, durante todo o mês, proporcionar aos estudantes atividades e vivências fora do ambiente escolar, com diversas ações contemplando seis eixos principais: lazer, cultura, esporte, protagonismo, ciência e tecnologia.

O Comandante – Diretor – Coronel Nildson Oliveira, acredita que a prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social, de modo a contribuir no processo ensino aprendizagem, com este mister que incentivamos e estimulamos a prática esportiva.

No CMCB, todos os alunos participam da disciplina de Educação Física regular, além dessa atividade, cerca de 250 alunos, masculino e feminino, são efetivos em 09 Escolinhas de Esporte (basquete, futsal, handebol, jiu jitsu, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Em 2017, o destaque fica para o handebol que passa a ter atividade para o gênero masculino, possibilitando a criação de 18 seleções que representam o CMCB em copas e campeonatos escolares.

Os pais interessados devem contactar com o Cap. Jair e/ou Ten. Soares para concretizarem suas inscrições no departamento de Educação Física do colégio.

Mens sana in corpore sano. Mens sana in corpore sano (“uma mente sã num corpo são”)1

1 É uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):