CMCB – Subtenente do Corpo logra êxito na II Corrida das Escolas Públicas Estaduais

22 de agosto de 2017 - 16:52

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz – CMCB participou da II Corrida das Escolas Públicas Estaduais, representado pelo ST BM Valdenildo, prova que se realizou no dia 20 de agosto, na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. A corrida é uma das atividades do projeto “Ao Gosto do Aluno”, em comemoração ao Mês do Estudante.

A prova contou com a participação de oito mil atletas e foi dedicada a alunos, educadores e servidores das escolas públicas estaduais do Ceará. O percurso da corrida foi de 5 km. Havendo premiações nas categorias masculina e feminina. Os primeiros colocados ganharam inscrição em corridas em outros estados e ingressos de acesso ao parque aquático em Fortaleza para os demais alunos da turma as quais pertençam.

O Subtenente Bombeiro Militar Valdenildo logrou o 1º Lugar na Categoria Professor, ganhando uma inscrição para corrida em Recife/PE, bem como, ingresso para acesso a um parque aquático em Fortaleza/CE.

Corrida com atividade aeróbico e anaeróbica

É uma competição de velocidade ou resistência. Os competidores tentam completar uma determinada tarefa no menor período de tempo. Envolve tradicionalmente percorrer alguma distância, mas pode se referir a qualquer tarefa em que o tempo/velocidade se aplique.

Como características pode dizer-se que ao andar ou marchar os dois pés estão em contato com o chão, ao correr só um pé está no chão e ao saltar os dois pés estão no ar. Na corrida, usam-se capacidades físicas como velocidade, força, resistência, agilidade e equilíbrio.

É um dos exercícios mais recomendados pelos médicos, seja para saúde como para perda de peso, além de proporcionar bem-estar físico e mental. Essa atividade é completa e envolve praticamente todos os músculos do corpo, aumentando o ganho de massa muscular e queima de calorias. Mas para começar a praticar essa modalidade é necessário analisar seu estado de saúde físico, peso, se é fumante, (…), pois dependendo do caso, o correto é iniciar com caminhadas leves até adquirir resistência e acondicionamento para a corrida.

Não se deve ter como base o amigo, sua velocidade e tempo de corrida, pois cada pessoa possui um ritmo diferente e que sempre deve ser respeitado, inclusive para que haja benefícios a saúde em vez de danos. O exercício pode ser iniciado com leves caminhadas de aproximadamente 40 minutos e aos poucos ir aumentando o ritmo. Pode ser feito em parques ou na rua, mas sempre com roupas confortáveis e tênis de boa qualidade, o que auxilia no desempenho e evita futuros traumas.