CMCB – Desfile Cívico-Militar 2017

12 de setembro de 2017 - 17:39

O desfile cívico-militar de 7 de setembro, que comemorou os 195 anos de independência do Brasil, foi realizado a partir das 9 horas, da última quinta-feira (7), na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. Um efetivo de 3,5 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, bem como da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros se apresentaram.

No desfile civil, que abriu a cerimônia, mais de quatro mil alunos de escolas estaduais, municiais e da rede particular de ensino, bem como escoteiros e integrantes de associações e projetos, foram os primeiros a passar pela avenida.

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz – CMCB participou do desfile com um efetivo de 450 alunos divididos em pelotões, sendo: Comando da Parada, Estado Maior, Guarda Bandeira e Pelotão de Bandeiras. Fanfarra, Transito com boina. Transito com Quepe, Pelotão Especial, Pelotão de Túnica, masculino e feminino,

No dia 7 de setembro, comemoramos a data magna e emblemática da independência do Brasil, desde o “Grito do Ipiranga”, às margens do riacho Ipiranga, o príncipe Pedro I foi proclamado imperador e o país leva o nome de Império do Brasil.

Palavras do Coronel Comandante Diretor

Em 7 de setembro de 1822, há exatamente 195 anos, D. Pedro I, um rapaz com menos de 24 anos de idade e, que começara a governar o país como regente aos 22 anos, proclamava a nossa independência. Só dá para imaginar que esse jovem sonhador, promissor e ousado, era governante á frente do seu tempo, e, de fato, o era, pois antes, já afrontava os valores da escravidão, atitude que, à época, significava andar na contramão da história e do poder. Era preciso ter coragem para assumir suas ideias tão revolucionarias como as que ele assumiu. E ele as assumiu, pois sabia que o Brasil esperava dele atitudes que promovessem mudanças.

Hoje nos orgulhamos de fazer parte desse Colégio de formação de verdadeiros cidadãos (âs), bem representada por demonstrações pelos valorosos jovens que com tenacidade, desprendimento, vibração e elevado sentimento patriótico superaram as intempéries do tempo, com um sol escaldante, calor intenso e um asfalto super quente, perfazendo seus trajetos de desfile com garbo, postura irrepreensível e demonstrações inequívocas de elevado espírito de corpo, disciplina e amor a nossa nação.

Parabenizo toda minha tropa composta por valorosos Oficiais e Praças que não mediram esforços nos treinamentos preparatórios ao dia do desfile e com destaque especial aos meus amados e queridos alunos (as), razão de ser do grande brilhantismo testemunhado por toda a comunidade que assistiam e os aplaudiam e a toda a família CMCB.

Agradeço a confiança dos nossos amigos e irmãos Coronel Heraldo Maia Pacheco, digno Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e do nosso Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, o Delegado Federal André Costa pela confiança depositada em nos permitir comandar esse emblemático e destacável Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, o qual tenho pleno orgulho! Deus nos abençoe, amém!

“A batalha é árdua, mas a vitória é certa” – Pátria! – Brasil!!!