CMCB – Participa das Comemorações do Aniversário de 75 anos da 10ª Região Militar (10ª RM)

22 de setembro de 2017 - 14:08

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB, por meio do seu Comandante/Diretor, Cel QOBM Nildson Oliveira nas ótimas relações de parcerias e integrações com as Forças Armadas, bem como os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado do Ceará, se fez representar na solenidade de comemoração dos 75 anos de aniversário de criação, a 10ª Região Militar (10ª RM) que se realizou, no dia 14 de setembro, uma solenidade no seu Quartel-General. Foi um momento de celebrar essa data tão significativa, que marca a presença do Exército Brasileiro nos estados do Ceará e Piauí.

A 10ª RM foi criada em 1942. Desde então, tem atuado não apenas na área de Defesa Nacional, em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em apoio às eleições, no combate ao mosquito Aedes aegypti e na Operação Carro-Pipa. Todas são missões típicas do Exército, que mescla ações operacionais – o chamado “braço forte” – com iniciativas humanitárias – a “mão amiga”.

O forte Nossa Senhora da Assunção se constitui o marco do surgimento do povoado que deu origem a cidade de Fortaleza, que da mesma herda o próprio nome, bem como, sua denominação histórica da região Martins Soares Moreno, o primeiro Capitão-Mor do Ceará e fundador deste Estado.

A 10ª RM preserva a memória de personalidades ilustres em que destacamos Matias Beck, que ergueu o forte de Schoonenborch, as margens do Rio Pajeú em 1649, que posteriormente foi renomeado de forte de Nossa Senhora da Assunção em 1654, por meio de ações de Alvaro de Azevedo Barreto e atualmente se encontra a 10ª Região Militar (10ª RM).

Durante a cerimônia de aniversário, mais de 140 militares desfilaram em continência ao Comandante da 10ª RM, General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. Um dos destaques da solenidade foi a entrega de Diplomas de Amigos da 10ª Região Militar com destaque dentre outras personalidades, o Exmo. Sr. Delegado Federal André Costa, nosso Secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, que recebeu a distinção. O medalhão Martins Soares Moreno, como uma outra distinção foi entregue também a personalidades e autoridades que, de alguma maneira, prestaram relevantes serviços à 10ª RM e compartilham valores e ideais.

O CMCB parabeniza os homenageados, e em especial a 10ª RM na pessoa do seu destacável Comandante, pelo aniversário e seus relevantes serviços prestados a Nação brasileira.

Patria! – Brasil!