CMCB – VISITA AO FORTE DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO / 10ª REGIÃO MILITAR

27 de setembro de 2017 - 18:32

A história oficial de Fortaleza começa no Forte de Nossa Senhora da Assunção onde, em seu entorno, nasceu a vila onde surgiu a cidade de Fortaleza. É um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. O monumento que originou e nomeia a cidade, abriga a sede da 10.ª Região Militar do Exército Brasileiro.

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros – CMCB, acredita na execução das aulas de campo como ferramentas pedagógicas essenciais, que auxiliam no desenvolvimento da percepção, estimulando os sentidos em busca da compreensão mais ampla dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Diante dessa concepção pedagógica desenvolvida no âmbito do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), sob a Coordenação do Tenente Oliveira e por iniciativa da Professora Tânia Regina, os alunos das turmas do 5º ano tiveram a oportunidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na disciplina de História do Nordeste ao participarem de um passeio guiado ao Forte de Nossa Senhora da Assunção, sede da 10.ª Região Militar.

No percurso com duração de 30 (trinta) minutos, nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história de Martins Soares Moreno, militar português considerado fundador do Estado, por ter levantado o Forte de São Sebastião, na Barra do Ceará. Bem próximo, adentraram ao túnel onde teria sido presa Bárbara de Alencar, avó de José de Alencar, visitando logo adiante, a imagem verdadeira de Nossa Senhora de Assunção, trazida à Capitania do Ceará em 1654, pelo Capitão-Mor português Álvaro de Azevedo Barreto.

O desfecho deu-se com no museu dedicado a General Sampaio, onde foi relatado um pouco de sua vida e batalhas, inclusive com armas da época de seus combates.

A professora Tânia Regina, regente da disciplina nas turmas do 5º ano, argumenta a relevância das aulas práticas fora do âmbito escolar, por propiciarem uma abordagem mais significativa e interessante ao aluno, contribuindo para uma maior compreensão e construção do entendimento referente aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

O Comandante/Diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros – Coronel Nildson de Oliveira, ciente da importância da aula de campo como alternativa de ensino interdisciplinar de grande relevância, quer pela construção do contexto de cidadania e análise crítica de nossos alunos, quer pela integração e o aprofundamento dos conhecimentos. Reconhece agradecendo que tais iniciativas fortalecem os valores éticos e morais, pilares da formação cidadã aplicada no âmbito do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros escritora Rachel de Queiroz.