CMCB – 8ª Formatura Mensal (Outubro)

24 de outubro de 2017 - 16:48







O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB realiza no final de cada mês uma formatura militar, onde autoridades amigas e parceiras são convidadas pelo Comandante/Diretor e sua equipe com o objetivo de prestarmos justa homenagem pelos relevantes préstimos destes junto ao CMCB.

ORDEM DO DIA

A oitava formatura do ano contou com uma homenagem aos militares, alunos, professores e amigos do CMCB. Além do Corpo de Alunos, pais, Professores, Oficiais e Praças, onde destaca-mos a presença dos Ilustríssimos Senhores José Sarto Maciel dos Santos – Coronel Bombeiro Militar da Reserva Remunerada e Marcos André Carvalho Silva – Tenente Coronel do Exercito brasileiro, além de Oficias, Praças, Professores, Servidores Terceirizados e familiares dos alu-nos.

COMENDA “AMIGOS DO CMCB”

Na oportunidade, recebeu a distinta e seleta comenda de “Amigos do CMCB” e Certificado os seguintes homenageados: Ana Carolina Rodrigues Pontes, Alexandre Oliveira Studart e Carlos Alexandre Lima, do Colégio Olinto Studart, Marcos André Carvalho Silva – Ten Cel EB, kélia Jácome de Castro, Assessora de Comunicação da SSPDS, José Edir Paixão de Souza – Maj BM, Joel de Abreu Nobre – Maj BM, Aluizio Souza Freitas – Cap BM, Ednaldo Matias da Costa – Cap BM, João Romário Fernandes Filho – Ten BM, João Sudário Gonçalves Neto – CB BM, Messias Teixeira Mota – CB BM (Oficiais e Praças) Bombeiro Militares, Antonio Nery da Costa Neto, Armando Luiz Dall’olio, Paulo Aragão de Azevedo Filho, Justo Ge-raldo Barros da Silva, Maria Cibelle de Menezes Dias, Raflesia Régia Alves de Lima, José Mardônio Lima Cajuaz Júnior, Ana Patricia de Sá Freitas e Rosa Maria Feitosa Melo (Pro-fessores do CMCB), onde agradecemos pelo empenho, compromisso e parceria com a causa do CMCB, a família CMCB agradece, muito obrigado!

MEDALHA MÉRITO EDUCADOR PAULO FREIRE

A luz do DECRETO Nº 30.190, de 14 de maio de 2010 que dispõe sobre a Instituição da Medalha do Mérito Educador Paulo Freire, no âmbito do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CMCB), considerando a importância do reconhecimento dos que contri-buem na educação dos discentes do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros; que o educador Paulo Freire é ícone da pedagogia no Brasil; que reconhecer publicamente estas premissas con-tribui para o fortalecimento e engrandecimento dos valores morais, éticos e torna-se exemplo a ser seguido pela família CMCB.

A Medalha do “Mérito Educador” no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros em alusão ao Peda-gogo Paulo Freire. O educador apresentou uma síntese inovadora das mais importantes corren-tes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.

A medalha Educadora Paulo Freire apresenta uma efígie com a seguinte inscrição “TIMOR DO-MINI INITIUM SAPIENTIAE” (O temor de Deus é o princípio da sabedoria) e medalha do “MÉ-RITO EDUCADOR”, entre as inscrições, do lado direito o desenho de uma pena e do esquerdo, uma vela. Descrição da Simbologia: Círculo: É o símbolo da perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo, da unidade, do infinito e do absoluto; Pena: Na Idade Média, funcionava como uma espécie de oráculo. Quando alguém se encontrava perdido numa encruzilhada não sabendo para onde ir, costumava-se soprar uma pena para ver qual era a direção indicada de

acordo com a posição como ela caísse. Para os povos primitivos eram consideradas um símbolo de poder. Vela: Símbolo da luz que existe no interior do próprio homem.

Como reconhecimento e destaque do esforço, dedicação e compromisso dos referidos Oficiais, Professores e Servidores, a Comissão de Honrarias e Condecorações por meio de seu Presidente o Ten Cel BM Zélio presta homenagem ao outorgar, a Medalha mérito Educador Paulo Freire pelo destaque em suas ações de engrandecimento ao CMCB, os seguintes agraciados: Heraldo Maia Pacheco – Cel Cmt Geral do CBMCE, José Nildson de Oliveira – Cel Cmt / Diretor do CMCB, José Sarto Maciel dos Santos – Cel BM RR, Zanôni do Amaral Santos – Secretário CMCB e Glaucia Barbosa Souza Amoreira – Professora do Fundamental 2 do CMCB.

PALAVRA DO COMANDANTE

O Comandante/Diretor Coronel Nildson Oliveira deu as boas vindas, agradecendo pela pre-sença dos pais, alunos, ex-alunos, professores, militares e homenageados onde proferiu pala-vras de estimulo e motivação aos homenageados, bem como incentivo aos atuais alunos do CMCB para que sigam o exemplo dos homenageados e que esperamos homenageá-los ano que vem ao atingirem os seus desideratos. O Comandante / Diretor também ressaltou a importância do apoio peremptório do Coronel Comandante Geral, Heraldo Maia Pacheco e do Secretário da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS André Costa vem ofertando ao CMCB que muito contribui, e, torna-se reflexo para o sucesso de nossos alunos e equipe. Neste ínterim, destacamos a importância das parcerias com as instituições representadas pelos distintos e di-letos homenageados no afã de podermos oportunizar aos alunos melhorias nas instalações do CMCB, bem como, o apoio e incentivo ilimitável as boas práticas de ensino pela valorização dos entes do Colégio, Corpo Docente e Discente e todo o Corpo da Gestão.

Esta formatura é distinta por homenagearmos aqueles que formam todas as outras profissões, sendo tão distinta que no Japão, o Imperador somente se curva aos professores, como gesto de dignidade e enaltecimento dessa profissão. Fé na missão, constância de propósito em prol do CMCB. Muito obrigado a todos e Deus nos abençoe, amém!

Pátria!    Brasil!