SSPDS e Casa Cor Ceará lançam campanha em prol da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza nesta terça (24)

24 de outubro de 2017 - 12:47

Em mais uma iniciativa em prol de pessoas necessitadas em solo cearense, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realiza uma mobilização para beneficiar os pacientes da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. Em parceria com a Casa Cor Ceará (mostra de arquitetura, decoração e paisagismo), os servidores e colaboradores das Forças de Segurança realizam a campanha “AlimentAção”, que será lançada, nesta terça-feira (24), em um coquetel na Casa Cor, no espaço Praça Chanceler Airton Queiroz. “Nosso objetivo é reunir o máximo de pessoas interessadas em ajudar a quem precisa, com um trabalho social e de esperança”, destaca o secretário André Costa, titular da SSPDS. Esta já é a segunda causa abraçada pelo órgão somente neste ano. Entre os meses de julho e agosto, a SSPDS arrecadou mais de R$ 44 mil em prol de crianças e adolescentes com câncer, durante a campanha do McDia Feliz. 

O coquetel de lançamento da campanha AlimentAção também faz parte da programação da Casa Cor Ceará 2017 e será realizado dentro da estrutura do evento, em frente ao ambiente Espaço Imobiliário. A programação conta com a presença de toda a cúpula da Segurança Pública cearense, representada pelo secretário André Costa; o secretário adjunto, Alexandre Ávila; o secretário executivo, Adriano de Assis Sales; e os comandantes das vinculadas Polícia Civil (PCCE), Polícia Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); membros da diretoria da Santa Casa; e representantes da Casa Cor, acompanhados de outros convidados. A ação visa arrecadar alimentos não-perecíveis como arroz, macarrão, feijão e leite em pó. Todos os donativos serão destinados aos pacientes assistidos pela instituição de saúde.

A Casa Cor Ceará realiza anualmente ações solidárias em benefício da Santa Casa de Fortaleza. Neste ano, o trabalho desenvolvido pela mostra de arquitetura decoração e paisagismo ganhou força com o engajamento dos profissionais da Segurança Pública cearense. Para isso, a SSPDS planeja uma série de ações, como gincanas entre os alunos do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (CPMGEF), em Fortaleza; Colégio da Polícia Militar do Ceará Coronel Hervano Macedo Junior (CPMCHMJ), em Juazeiro do Norte; e o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Rachel de Queiroz (CMCB), em Fortaleza. 

Programação

Além das atividades realizadas internamente entre os alunos dos colégios das Forças de Segurança, outras ações estão programas para o público em geral. Uma delas é a apresentação de cães e cavalos policiais, no Shopping Rio Mar Kennedy. Ainda no centro comercial, as pessoas poderão conhecer de perto os equipamentos utilizados por Batalhões Especializados da PMCE, como o de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), e o Esquadrão anti-bomba do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Além de ter acesso às equipes que atuam nesse tipo de policiamento, as pessoas também poderão assistir a uma simulação de combate a incêndio e salvamento em altura, protagonizada pelo Corpo de Bombeiros, e aproveitar a exibição de grandes equipamentos operacionais, como aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e caminhões dos Bombeiros.

A programação também conta com sessões de cinema nos shoppings Benfica e Rio Mar Fortaleza, com salas destinadas aos doadores da campanha AlimentAção. Para participar, basta entregar uma lata de leite em pó em troca do ingresso do filme na sede da SSPDS ou de uma das suas vinculadas, a partir da próxima quinta-feira (25). Para reforçar a iniciativa de mobilização, palestras serão ministradas pelo secretário André Costa a estudantes de cursinhos preparatórios para concursos.

Dando continuidade às programações propostas, a Ciopaer abriu suas portas para receber visitantes e uma palestra também será desenvolvida na Pefoce para universitários. A gincana entre os estudantes dos Colégios da PM e dos Bombeiros já está ocorrendo e a Aesp promoveu, no último dia 08, o Corridão da Vitória do CFPCPPM. O evento foi feito como instrução coletiva de educação física e reuniu alunos do curso de formação de soldado, instrutores, agentes de segurança pública e membros da comunidade, que juntos, doaram cerca de 500 quilos de alimentos não-perecíveis em prol da AlimentAção. Paralelo a tudo isso, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar, também abraçou a ideia e realiza competições entre as escolas assistidas pelo programa. Todas as atividades são desenvolvidas com foco nas doações de arroz, feijão, macarrão e leite em pó. 

Santa Casa

A Santa Casa de Fortaleza é uma instituição filantrópica com mais de 150 anos de existência (fundada em 1861, quando tinha o nome de Irmandade da Misericórdia). Com 325 leitos, a unidade realiza exames laboratoriais, atendimentos de emergência, internações cirúrgicas e clínicas, radiologia, ultrassonografia, endoscopia, cirurgia de catarata e ultrassonografia de globo ocular, entre outros. Em 2016, foram realizados 52.857 procedimentos e, de janeiro a agosto deste ano, já foram mais de 154 mil. O trabalho é direcionado a pacientes de todo o Estado que tenham menos condição financeira.

Serviço:
Coquetel de lançamento da campanha AlimentAção
Data: 24/10 (terça-feira)
Hora: 19 horas
Local: Casa Cor Ceará 2017 (Avenida Zuca Acioli, 505 – bairro Manoel Dias Branco)
Mais informações: Ascom/SSPDS – (85) 3101-6519 ou (85) 3101-6517

Fonte: SSPDS