Quase 8 mil estudantes se preparam para seleção do Colégio dos Bombeiros

17 de novembro de 2017 - 15:46

Quase 8 mil meninos e meninas estão em contagem regressiva para participarem do processo seletivo do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB). A seleção, com foco no ano letivo de 2018, vai garantir a entrada de novos 150 alunos na instituição. As provas do certame serão realizadas nos próximos dias 17, 18 e 19, em dois locais (pela manhã e tarde), com vagas para séries do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

De acordo com o coronel Nildson Oliveira, diretor do CMCB, o número de inscritos é recorde na história da instituição. “A alta procura se dá pelos resultados que o colégio vem apresentando. Estamos no primeiro lugar entre as escolas públicas do Estado em relação ao que foi alcançado em alguns certames nacionais, como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, pontua o gestor, com muito orgulho pelo crescimento do CMCB, e completa: “Nosso ensino é de alta qualidade. Isso (alta procura) nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”.

Estão abertas 150 vagas para estudantes do 1º, 4º, 5º, 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental I e II e do 1º e 3º anos do Ensino Médio. Ao todo, 7.759 pessoas foram inscritos no certame. A cearense Bianca Gomes da Silva Guerra, de 10 anos, é uma delas. “Estou com muitas expectativas. Tenho certeza de que vou passar”, declara a menina, que justifica sua segurança na dedicação que teve para a seleção. “Eu me preparei e Deus vai me abençoar”, enfatiza. A mãe de Bianca, Bárbara Guerra, é educadora e explica a escolha do CMCB como centro educacional para a filha: “Escolhemos pela qualidade e organização no ensino. A falta de respeito no ambiente escolar é algo que nos preocupa e acontece em muitas escolas (…). A padronização e disciplina do Colégio dos Bombeiros passam seriedade para nós. Afinal, confiamos nossos filhos à instituição”, declara a educadora, que disse à filha: “Você só precisa de uma vaga. É com esforço e dedicação que vai conseguir”, sobre a alta concorrência.

Mãe e filha souberam do processo seletivo pelo site da instituição. Bianca fará a prova no dia 18 (sábado), no período da tarde, para o 6º ano do Ensino Fundamental. Ela vai acompanhada da genitora, mas o pai, Erdene Guerra, também contribui nos estudos da menina e toda a família está com boas expectativas sobre a nova escola. “Tenho esperança em Deus e a certeza de forma muito positiva de que eles (novos estudantes) vêm com nível intelectual acima da média, por vencer o grande desafio da concorrência pelo recorde na procura”, projeta o coronel Nildson, sobre os futuros aprovados na seleção.

Locais e horários

A prova será aplicada em dois turnos (manhã e tarde) entre os três dias de realização no próprio Colégio dos Bombeiros e no Colégio Olinto Sturdart. No primeiro horário, os portões serão abertos às 7 horas, com início do certame às 8h, seguindo até às 11h. Já no período da tarde, os candidatos terão acesso aos locais a partir de 13 horas, com início da prova às 14h e término às 17h.

O que levar

Os candidatos precisam ficar atentos aos documentos exigidos no momento da prova. Quem vai concorrer às vagas das séries do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental precisa levar consigo a certidão de nascimento. Já os candidatos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio devem apresentar carteira de identidade, além do cartão de prova. É importante que todos cheguem com uma hora de antecedência nos locais de prova. Vale ressaltar que não será permitida a entrada de candidato portando celulares ou equipamentos eletrônicos. Os aprovados começaram o ano letivo de 2018 no dia 22 de janeiro, já na nova escola. “Desejo sucesso e que Deus abençoe a todos”, completa o diretor do Colégio do CMCB.

Serviço:
Colégio dos Bombeiros: Rua Adriano Martins, 436, bairro Jacarecanga
Colégio Olinto Sturdart: Rua Oscar Pedreira, 98, bairro Jacarecanga

Fonte: SSPDS