CMCB – Culminância cultural do Ensino Fundamental

19 de novembro de 2017 - 11:03

A abertura da Culminância cultural dos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, realizada pelo nosso Comandante Diretor – Coronel Nildson Oliveira, que ressaltou o estímulo ao protagonismo infanto juvenil, o envolvimento dos pais, o entusiasmo das crianças e a constante busca da formação integral, visando à inserção dos nossos alunos em um contexto de desenvolvimento efetivo da cidadania. O momento contou, ainda, com a presença marcante dos pais e elevado espírito de participação dos nossos alunos, sob as orientações das professoras regentes das disciplinas de História e Geografia, consistindo na apresentação de trabalhos artísticos e culturais envolvendo os conteúdos abordados em sala de aula.

Os alunos contagiaram-se com o tema desse ano: RIQUEZAS BRASILEIRAS e buscaram apresentar diversas manifestações artísticas e culturais predominantes no Brasil e, de maneira singular, do estado do Ceará e da região Nordeste, valorizando assim, desde o início de suas formações, a divulgação da nossa cultura popular.

Dentre os temas abordados destacamos a educação no trânsito e respeito à sinalização, com desfile das placas de sinalização pelos alunos do 1º ano; a Cultura da argila brasileira, com a confecção de objetos artesanais foi o tema selecionado pelos alunos do 2º ano; já as turmas do 3º ano aprofundaram seus conhecimentos sobre o norte do país e propiciaram a degustação de comidas típicas da Região Norte e suas danças predominantes. A cultura da Região Nordeste não poderia deixar de ser retratada nesse momento, cabendo a divulgação pelos alunos do 4º ano da arte do Cordel, a religiosidade e o artesanato da nossa região. Sustentabilidade, saúde e meio ambiente, aliadas a Hábitos saudáveis e qualidade de vida foram os temas escolhidos pelas turmas do 5º ano.

O Comandante/Diretor – Coronel Nildson Oliveira parabeniza e agradece reconhecendo o valoroso empenho de todas as mestras da educação do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) envolvidas nesse exitoso projeto de valorização da cultura brasileira e das manifestações artísticas e culturais do estado do Ceará.