Implantada a Primeira Escola de Instrução Militar (EsIM) do Nordeste no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz

1 de dezembro de 2017 - 13:21

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) em parceria com a 10ª Região Militar (10ª RM) está em processo de implantação da Escola de Instrução Militar (EsIM), sendo a primeira Escola de Ensino Militar do Nordeste e a sexta do Brasil, que possibilitará aos alunos do CMCB prestarem serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos do Ensino Médio, sob a coordenação do TC Inf Marcos André Carvalho Silva (Chefe da Seção de Tiros de Guerra), Maj Inf João Paulo Diniz Guerra (Cmt da Cia Cmdo) e 1º Sgt Inf Francisco Flávio Guedes Almeida Junior (Brigada da Cia Cmdo) todos da 10ª RM.

A implantação da EsIM é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica que vem sendo articulado desde março de 2017, entre o Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar (10ª RM) na pessoa do Exmo. Sr. General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) na pessoa do Exmo Sr. Cel Comandante Geral Heraldo Maia Pacheco por meio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) na pessoa do Cel Comandante Diretor José Nildson de Oliveira sob os auspícios da Portaria n. 288 – Cmt Ex. De 8 de abril de 2015 que versa sobre as Instruções Gerais para o Funcionamento das Escolas de Instrução Militar (EB 10-IG-02.012).

Inspirado no sucesso já consagrado das Escolas de Instrução Militar (EsIM), o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento Geral do Pessoal, está disponibilizando, com a coordenação do Comando da 10ª Região Militar, a possibilidade de jovens prestarem o serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos em estabelecimento de Ensino Médio.

O que são EsIM?

As Escolas de Instrução Militar (EsIM) são Órgãos de Formação da Reserva (OFR) que possibilitam a prestação do Serviço Militar por estudantes voluntários(as), de Estabelecimento de Ensino (Estb Ens) do Ensino Médio, inclusive Técnico-Profissional, e da Educação Superior, de modo a atender a Instituição, o que tange à conscrição do(a) jovem cidadão(ã), conciliando a prestação do serviço militar a uma aprendizagem formal.

A Escola de Instrução Militar 10-001 está estabelecida no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros localizada na Rua Adriano Martins, 436, Jacarecanga, Fortaleza, CE, CEP: 60.010.590 – Fone: (85) 3101.2200. – www.cm.cb.ce.gov.brcmcbceagenda.blogspot.com.

Como será o Curso?

O curso será realizado nas próprias dependências do CMCB, com um regime de instrução descontínuo, visando à conciliação com atividades acadêmicas, perfazendo 200 horas de instrução ou 18 semanas. Também fará parte da instrução um programa de palestras e visitas em instituições públicas e privadas, buscando um conhecimento geral em todos os campos de atividade, da sociedade e da vida comunitária, com ênfase no interesse por atividades cívico-sociais.

Os instrutores e monitores serão selecionados pelo 10ª Região Militar, que será a organização militar de apoio da EsIM/CMCB.

A escola é um órgão de formação de reserva do Exército Brasileiro que possibilita a prestação do Serviço Militar aos estudantes do ensino médio. Os alunos aprendem noções básicas de comunicação militar, marchas, higiene, primeiros socorros, orientação e vigilância, além de receberem instruções de manejo de armamento e treinamento físico. Com essa parceria, os alunos do CMCB têm a chance de prestar serviço militar, conciliando com os seus estudos no Ensino Médio.

Após a conclusão do curso, o aluno receberá o Certificado de Reservista de 2ª Categoria, estando, assim, em dia com suas obrigações militares, e será incluído na reserva do Exército, podendo contar com a experiência militar na sua seleção para o quadro temporário do Exército ou agregando vivência na formação acadêmica para o mercado de trabalho.

Direitos dos Alunos

A luz do Art 41 das Instruções Gerais (EB 10-IG-02.012), os alunos receberão assistência médico-hospitalar, desde que seja acidentado ou tenha contraído moléstia em serviço ou instrução, fardamento de dotação, poderão solicitar trancamento de matricula e receberão remuneração, quando empregado em atividades de manutenção da ordem interna. O tempo de serviço será computado para fins de aposentadoria.

Deveres dos Alunos

A luz do Art 40 das Instruções Gerais (EB 10-IG-02.012), os alunos deverão obedecer aos dispositivos regulamentares e estarão sujeitos ao Regulamento Disciplinar do Exército (RDE).

Sentimento

O sentimento de todos que compõem o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará é de gratidão pela digna e gratificante distinção que o Exército Brasileiro por meio da 10ª Região Militar nos concede ao reconhecer o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) como a Escola de Instrução Militar estabelecida na 10ª Região Militar.

Foram julgados aptos em entrevista e exame médico 31 (trinta e um) jovens, os quais serão incorporados em 1º de fevereiro de 2018. A EsIM 10-001 será a primeira na Região Nordeste e a 6ª em todo Brasil.

Palavras do Comandante Diretor

É com muita honra e orgulho que estamos fazendo parte de um emblemático e relevante momento que vive nosso Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), agregando valores seculares de vitórias e conquistas do meu amado Exército Brasileiro (EB), onde nos idos de 1986 tive a honra e o privilégio de servir nas suas fileiras no 10º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR)/86.

Agradecer pontualmente aos nossos grandes líderes Exmo. Sr. General de Brigada Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira (meu eterno instrutor, que a época em que servi era Major S/3 do GAC/1986) e do Exmo. Sr. General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira (atual comandante da 10ª RM) por acreditarem no nosso trabalho e destacarem tamanha honraria ao nosso Colégio, consolidando e autenticando ao meu amado Corpo de Bombeiros, por sua credibilidade de quase um século de excelentes serviços prestados à Nação, essa distinção para o EsIM em nossa Instituição. No oportuno, agradecemos pontualmente ao meu amigo-irmão e Comandante Geral do CBMCE (Cel QOBM Heraldo Maia Pacheco), por nos confiar a função no comando do CMCB, e por apoiar o nosso trabalho.

O glorioso e altaneiro Exército Brasileiro deixa mais essa marca de sucesso e um grande legado ao Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, na implantação da primeira Escola de Instrução Militar (EsIM)do Nordeste e a sexta escola no Brasil, no nosso Colégio Militar, contribuindo sobremaneira, para a formação de verdadeiros cidadãos, bem formados e forjados pela disciplina militar, por estarem aptos à servir nossa Pátria amada Brasil!

Pátria!

Brasil!