CMCB – Formatura do 3º ano do Ensino Médio

5 de dezembro de 2017 - 18:37

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB realizou nesta sexta-feira, 01 de dezembro por volta das 19 horas, a formatura militar de conclusão de curso do 3º ano do Ensino Médio, onde familiares, professores e autoridades amigas e parceiras foram convidadas pelo Comandante/Diretor, Cel Nildson Oliveira e sua equipe com o objetivo de prestarmos justa homenagem pelos relevantes préstimos destes junto ao CMCB.

AUTORIDADES

A décima formatura do ano contou com uma homenagem aos militares, alunos, professores e amigos do CMCB. Além do Corpo de Alunos, pais, Professores, Oficiais e Praças, onde destacamos a presença do Exmo Sr Secretário de Segurança Pública e Defesa Social – (SSPDS), o Delegado da Policia Federal André Santos Costa, do Exmo. Sr. Secretário Executivo de Segurança Pública e Defesa Social – (SSPDS), Administrador Adriano de Assis Sales, do Sr. Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cel Heraldo Maia Pacheco, Ilmos. Srs Comandante Geral Adjunto, Cel Luiz Carlos Viana e Secretário Executivo, Cel Marcos Viana, do TC PM Ripardo, representando o Colégio Militar da Policia Militar do Ceará, do Sr. Antônio José Baltazar Moreira, da empresa DH2 Desenvolvimento Humano (Coordenador Geral da Campanha Mc Dia Feliz), além de Oficias, Praças, Professores, Servidores Terceirizados e familiares dos alunos.

PASSAGEM DE COMANDO

O Pavilhão Nacional, que foi conduzido pelo aluno do 2º ano Juciê Andrade da Silva Filho, certificou a passagem de Comando do Batalhão Escolar, na qual a aluna mais antiga do 3º ano do Ensino Médio, Aluna Coronel Arlene Almeida Lima deixou de compor o quadro estudantil do Colégio, passando o Comando do Batalhão Escolar ao Aluno mais antigo do 2º ano do Ensino Médio, o Aluno Major Alan Victor Mota lembrando que tal antiguidade foi definida por critério intelectual.

CONCLUDENTES

A aluna Coronel Arlene Lima apresentou a tropa de alunos concludentes ao Comandante Diretor do CMCB e conduziu o juramento de compromisso solene perante o Pavilhão Nacional. Como forma de simbolizar o desfecho de mais uma etapa na vida de cada um dos nossos alunos concludentes, as madrinhas e padrinhos entregaram os certificados aos seus respectivos afilhados. Outrossim, na oportunidade, foi descerrada a placa do 3º ano na Quadra do CMCB pelo Exmo Sr Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, o Delegado Federal André Costa, na qual a turma leva seu nome.

HOMENAGEADOS

Foram homenageados pela Comissão Organizadora do 3º ano, as seguintes autoridades que receberam uma réplica da Placa do 3º ano: Exmo Sr Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, o Delegado Federal André Santos Costa, o Sr. Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, o Coronel Heraldo Maia Pacheco, Sr. Comandante Diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, o Coronel José Nildson de Oliveira, Ilma. Sra. Comandante da Companhia de Alunos, a Major Ana Paula Pereira da Silva Godinho e Ilmo Sr. Comandante da 1ª Companhia de Alunos, o 2º Ten Sérvulo dos Santos Cardoso.

ORADORA DA TURMA

“Quando o sinal toca é hora do intervalo ou o horário de fim de aula. O sinal agora ecoa e não é nenhum dos dois. É nosso desfecho, é a vida nos ordenando voar em ligeiro. Chegou o nosso último capítulo que, acreditem, foi o mais difícil de escrever e descrever. Anos só são possíveis de descrever detalhadamente apenas com anos de descrição, mas para o fim é necessário apenas um período. E esse período nós estamos vivenciando neste momento.

Esse sinal que agora ecoa é a nossa missão dupla, é o navio em que estivemos avisando que chegamos ao porto e já é hora de atracar. Após o fim, sejamos nossas próprias âncoras no nosso ordinário marche sem nenhum passo para darmos atrás na direção em que escolhermos. (Síntese do seu discurso de despedida do CMCB).

Obrigada e até logo”. (Aluna Major – Comandante do Pelotão Especial – Brenda Evellyn da S. Borba)

A Aluna Major – Brenda Evellyn, aluna concludente do terceiro ano, nos brindou com uma construção textual pessoal, clara e objetiva mas profundamente relacionada a intertextualidade que foi criada pela filósofa, literária escritora, crítica literária, psicanalista e feminista búlgaro-francesa Julia Kristeva.

Julia Kristeva define que “todo texto é um mosaico de citações ou dizeres de outros textos antecessores”. Os autores contemporâneos definem os romances modernos como um diálogo baseado na sociedade. É o comportamento de cada um de nós presente nas linhas dos mais diversos livros.

A intertextualidade foi utilizada por meio da paráfrase que ocorre a apropriação do texto sem corrompê-lo. Não há uma relação de subversão como na paródia. Parafrasear um texto significa seguir a mesma ideia do texto original, porém com outras palavras.

O texto mosaico utilizado ao fundo foi o Hino Soldados do Fogo, letra do Tenente Bombeiro Militar Sérgio Luiz de Matos.

O discurso completo da Oradora da turma esta disponível no site: www.cm.cb.ce.gov.br

PALAVRA DO COMANDANTE

O Comandante/Diretor Coronel Nildson Oliveira deu as boas vindas, agradecendo pela presença dos pais, alunos, ex-alunos, professores, militares, autoridades e concludentes onde destacou que a formatura do 3º ano é uma festa emblemática e marcante em nossas memórias e corações.

Agradeço de coração aos que estiveram presentes nos prestigiando e aos ausentes por suas necessidades e compromissos que dedicaram suas ótimas intenções em sempre nos apoiar e torcer por nosso sucesso. Agradeço penhoradamente e parabenizo aos meus amados oficiais e praças razão de todo o sucesso na formatura, destaco os professores civis e militares pelo sucesso nos resultados dos alunos, ao meu amigo e irmão Cel Heraldo (Digno Cel Cmt Geral do CBMCE) por nos confiar a missão na direção do CMCB.

Agradeço em especial à minha amada família, meu maior pilar” A Deus, com ele tudo, sem ele nada! A quem agradeço pela proteção, direcionamento e livramento nos nossos caminhos, Amém! – Ao nosso governador Dr. Camilo Santana, pelo apoio contínuo e destacável frente a Educação Estadual, no qual somos bastante beneficiados e ao nosso grande líder e timoneiro maior, Delegado Policial Federal André Santos Costa (Mui digno Secretário de Segurança Pública) por orientações e apoio contínuo as nossas ações e atendimento das demandas do CMCB. Muito obrigado!

Parabenizo a família CMCB e destaco meus amados e queridos alunos em nome da nossa Aluna Coronel Comandante do Batalhão Escolar, Arlene Lima e da nossa Comandante do Pelotão Especial, a Aluna Major Brenda Evellyn (Oradora da turma) pelo sucesso e destaque, na excelente apresentação dos alunos. Parabéns e muito obrigado!

Deus abençoe todos nós, amém!

Pátria!

Brasil!