CMCB – Aluna cearense vence prêmio nacional de Astronomia

8 de dezembro de 2017 - 14:56

A estudante do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB), Alice Santos, 12, é uma das três vencedoras do Concurso de Astronomia para Estudantes, promovido este ano pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). A aluna propôs que o Observatório Nacional de Astronomia Óptica (SOAR, sigla em inglês), utilizasse o telescópio de 4,1 metros de abertura, localizado no Chile, para fotografar a Nebulosa de Ampulheta.

A aluna do 7° ano participou do concurso na categoria do fundamental II, pela qual foi campeã; sendo a primeira cearense a ser selecionada no concurso e a única proposta do Norte-Nordeste escolhida. A estudante, que começou a estudar astronomia este ano, elogia o trabalho realizado pelo professor e deseja que mais pessoas conheçam o universo desta ciência. “Ter disciplinas como essa faz com que a gente aprenda mais e descubra coisas novas”, diz Alice sobre a experiência de estudar astronomia.

O primeiro-tenente Romário Fernandes, professor da disciplina de astronomia do CMCB, e orientador do texto escolhido, afirma ser produtivo que os alunos conheçam a astronomia antes do ensino médio. “A ideia é apresentar aos alunos os princípios de física e química de forma mais atrativa antes de ver as matérias propriamente ditas”, justifica ele.

A astronomia é uma ciência nova no CMCB, segundo o Coronel Nildson Oliveira, comandante-diretor da escola. De acordo com ele, a chegada do professor tenente Romário tem disseminado o conteúdo na escola e estimulado a participação dos alunos. “O aluno em si gosta de ver a eficácia das ações. Na astronomia, nós vemos os resultados. Quer seja visualizar um astro, quer seja efetivar algum experimento”, destaca o comandante.

Saiba mais

A Astronomia é conhecida como a mais antiga das ciências. Ela surge da própria curiosidade natural do homem que via o Sol, a Lua e as estrelas surgirem e desaparecerem dia após dia. Se perguntavam ainda o que eram esses objetos celestes e por que eles se comportavam daquela forma. A Astronomia chega ao patamar de ciência só a partir do século XV, com as observações de Ticho Brahe e Nicolau Copérnico; a formulação das famosas leis de Kepler, pelo matemático homônimo; e, finalmente, as primeiras observações com telescópio, por Galileu Galilei e Isaac Newton, que formularam a teoria da Gravitação Universal. A partir do momento em que passou a se apoiar na Física, principalmente com Newton, astronomia deixou de ser apenas uma atividade de descrição do movimento dos objetos celestes para ser uma ciência de estudo da natureza deles.

Fonte: O Povo (https://www.opovo.com.br/jornal/cotidiano/2017/12/aluna-cearense-vence-premio-nacional-de-astronomia.html)