Ex-aluna do CMCB concluiu o IME, logrando Primeiro Lugar Geral

18 de janeiro de 2018 - 13:26

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz – CMCB, parabeniza a 1º Tenente Rebeca, por haver logrado o primeiro lugar geral de todas as turmas do Instituto de Engenharia do Exército – IME. Obteve exito ao concluir com mérito o curso de Engenharia Civil, onde recebeu a patente de 1º Tenente do Exército Brasileiro, passando a compor o quadro de oficiais da arma da engenharia, recebendo suas platinas das mãos do General de Divisão Prado, Comandante do IME.

A 1º Tenente Rebeca é filha do Major Moisés do Corpo de Bombeiros do Ceará. No final do ano de 2017, a então aluna do 4º ano de Engenharia Civil do IME visitou o CMCB, sua chegada se deu num clima de festa e nostalgia, principalmente pelo encontro com os alunos do 3º ano, onde esta versou na importância em manter a constância de propósito, fé na missão e lutar por seu objetivo, e reforçou ainda, “não desistam de seus sonhos, lutem e continuem lutando até conseguir alcançar os seus objetivos (…)”.

Na sua incursão, laços fraternos foram fortalecidos, visto que os depoimentos enalteceram os valores e a dedicação dos militares, professores e servidores, bem como, o externar do sentimento de pertença que se mostra mútuo, “agora entendo que me preparavam e sempre buscaram o meu bem em prol de meu futuro (…)”. As conquistas da Rebeca, se tornaram conquistas de todos que fazem o Colégio dos Bombeiros. Com o seu desiderato, na época, Rebeca era a zero um da turma, ou seja, no jargão militar, é a primeira aluna, a primeiro lugar, a melhor aluna. A família CMCB se sente honrada, dignificada, valorizada e enaltecida e, por isso divide esse sentimento de conquista e júbilo, não somente com os alunos do Colégio mas com toda a Corporação e a sociedade cearense.

O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica. Ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio da prestação de serviços e pela execução de atividades de natureza técnico-científicas. O Instituto coopera, pelo ensino e pela pesquisa, também para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.

A criação da Real Academia (Antecessora do IME)

A história do IME remonta ao ano de 1792, quando, por ordem de Dona Maria I, Rainha de Portugal, foi instalada, na cidade do Rio de Janeiro, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho. Essa foi a primeira escola de engenharia das Américas e terceira do mundo, sendo instalada na Casa do Trem de Artilharia, na Ponta do Calabouço, onde atualmente funciona o Museu Histórico Nacional.

Tinha por objetivo formar oficiais das Armas e Engenheiros para o Brasil Colônia. Os cursos de Infantaria e de Cavalaria tinham a duração de três anos, o da Artilharia, cinco anos. O curso de Engenharia durava seis anos, sendo que no último ano eram lecionadas as cadeiras de Arquitetura Civil, Materiais de Construção, Caminhos e Calçadas, Hidráulica, Pontes, Canais, Diques e Comportas.

A Real Academia tornou-se a base para a implantação da Academia Real Militar, criada em 23 de abril de 1811, por ordem de D. João VI. A Academia Real Militar (1811) mudou de nome quatro vezes: Imperial Academia Militar, em 1822; Academia Militar da Corte, em 1832, Escola Militar, em 1840 e Escola Central, a partir de 1858. Ali se formavam não apenas Oficiais do Exército, mas, principalmente engenheiros, militares ou civis, pois a Escola Central era a nossa única escola de Engenharia existente no Brasil.

Palavras do Coronel Comandante Diretor

Nos orgulhamos enquanto Gestor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, de participar desse momento de grande júbilo da família Colégio Militar, juntamente com nossa ex-aluna, agora 1º Tenente EB Rebeca do Quadro de Engenharia, grande talento desde quando era ainda aluna da nossa escola e hoje alcançando com grande honraria a primeira colocação no Quadro de Oficiais de Engenharia do Exército Brasileiro.

Deus abençoe ricamente a Sra. Tenente Rebeca, meu amigo e irmão Major QOA BM Moisés e sua família. Parabéns!