CMCB Entrega as Agendas Infantis – 2018

26 de janeiro de 2018 - 13:42


Em seu 20º ano letivo o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz – CMCB, conta com 1.175 (um mil, cento e setenta e cinco) alunos distribuídos em 35 turmas entre o Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, funcionando nos turnos manhã, tarde e noite.

A INOVAÇÃO

Em 2017, na gestão do Cel Cmt / Diretor Nildson Oliveira foi implementado no CMCB duas agendas, uma para o Ensino Fundamental 1 e outra para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Com o objetivo de atender melhor a estes públicos distintos, foram personalizadas dois formatos.

A agenda do Ensino Fundamental 1 conta com uma cartela de adesivos, as páginas internas são maiores e dispõe de um espaço para comunicação entre a coordenação pedagógica e os pais dos alunos, sendo rica em detalhes que a deixa mais bela e atrativa. Os meses são separados por páginas que contém fotografias das principais solenidades do calendário escolar do ano letivo de 2018. Além do calendário pedagógico que se encontra presente mensalmente dispondo as datas das provas, solenidades, eventos e feriados. Já a agenda do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio permanece no formato anterior, acrescendo o calendário pedagógico.

As agendas são instrumentos potenciais de comunicação e interação Escola versus Aluno, onde os pais necessariamente devem acompanhar as rotinas diárias de seus filhos por esse mecanismo no fiel acompanhamento ao seu progresso, assinando diariamente e atendendo as orientações postas.

HISTÓRICO

Uma agenda é um pequeno caderno onde o usuário faz as anotações de compromissos e horários e informações diversas. É uma ferramenta pessoal e geralmente têm a validade de um ano; após este período podem ser mantidas como arquivo.

Acredita-se que a agenda seja usada desde a antiguidade, a partir do mesmo momento em que a escrita nasceu e se desenvolveu. Porém, foi a partir da época do Império Romano que a agenda perdeu seu antigo formato de pergaminho para passar a se parecer com um caderno.

Hoje em dia, a agenda foi adicionando funções em seu interior, como por exemplo tabelas de conversão de moedas, mapa-múndi, pesos e medidas.