Inscrições para educação de jovens e adultos no CMCB são encerradas

31 de janeiro de 2018 - 14:40

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB, na gestão do CMT/Diretor – Coronel Nildson Oliveira, encerrou as inscrições para vagas com o objetivo da escolarização de jovens e adultos – EJA, no Ensino Médio e na modalidade presencial.
Na rede Estadual de Ensino, conforme dados do Educacenso de 2015, existem 251 escolas de ensino fundamental e médio que ofertam a modalidade EJA presencial, atendendo uma matrícula total de 19.514 educandos, nos turnos diurno e noturno, sendo 5.359 no Ensino Fundamental anos finais e 14.155 no Ensino Médio.

O que é EJA?
Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira. O objetivo é atender jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada.
Segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa, apenas 26% dos cidadãos brasileiros são plenamente alfabetizados.

Visando a contribuir com a Política Nacional de Alfabetização, o CMCB, que é a favor da EJA, em atenção à Constituição Federal de 1988, onde todos têm direito à educação, inclusive os que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa, ofereceu esse benefício a jovens e adultos, compreendidos entre 20 a 52 anos, que interromperam sua jornada escolar.

Desde 2001 o CMCB contribui com a oferta de vagas para o EJA, atendendo nesse período a cerca de 800 alunos. Atualmente dispomos de uma turma em curso, indo para o segundo semestre.

O Material Didático a ser utilizado pelos alunos é fornecido gratuitamente pelo PNLD – Programa Nacional do Livro Didático por meio da Coleção Viver e Aprender, a idade mínima para matrícula é de 18 anos e o curso terá a duração de um ano e meio, com currículo estruturado nas áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
A Coordenação da turma EJA do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB está a cargo do Professor Justo Barros da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC, auxiliado pelo 1º SGT BM Adeirton Cavalcante.
Desde já, desejamos boa sorte aos participantes e sucesso na grande e relevante empreitada aos nossos alunos, e aproveitamos para parabenizar aos nossos professores, onde agradecermos à SEDUC pela oportunidade de inscrição de nossa Escola nesse processo.

Coordenador do EJA: Professor Justo Barros
Responsável: 1º SGT BM Cavalcante