CMCB – Folia CMCB 2018 – Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

9 de fevereiro de 2018 - 18:36

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) realizou o tradicional “CMCB Folia”, data festiva no calendário de eventos da escola, que busca estimular em nossas crianças, os sentimentos de animação, descontração, respeito e amizade que devem prevalecer na tradicional festa momina.

A abertura do “CMCB Folia” foi decretada pelo Comandante/Diretor – Coronel Nildson Oliveira, contagiando de emoção, alegria e animação a criançada que tomou conta de toda escola. Sorrisos, saudosismo, contentamento e plena satisfação foram os sentimentos que invadiram a quadra de esportes do CMCB, onde os pais divertiram-se com seus filhos ou até mais do que eles, dado o clima de harmonia e amizade presentes, aliadas ao resgate dos seus tempos de infância.

A banda de música do Corpo de Bombeiros, deu o primeiro grito de Carnaval e a animação tomou conta do salão: Essa foi a tônica do “CMCB Folia 2018”!

A banca de jurados composta por professores e militares teve a “difícil” missão de julgar a fantasia mais criativa e o bloco mais animado. Ao final todos foram vencedores por fazerem parte da família CMCB, que une compromisso, dedicação, educação, disciplina e conhecimentos como referenciais para uma educação de qualidade voltada para a formação cidadã de nossas crianças.

O Senhor Comandante/Diretor – Coronel Nildson Oliveira, agradeceu a todos os presentes, reconhecendo o empenho e dedicação das professoras do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e demais colaboradores do CMCB, enaltecendo o compromisso de todos com a educação pública de qualidade e excelência do estado do Ceará, a melhor do Brasil.

O Carnaval

O Carnaval é uma festa popular que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..[1] É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo “adeus à carne” ou do latim “carne vale” dando origem ao termo “carnaval”.

O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no carnaval parisiense.

Origens do Carnaval no Brasil

O entrudo, importado dos Açores, foi o precursor das festas de carnaval, trazido pelo colonizador português. Grosseiro, violento, imundo, constituiu a forma mais generalizada de brincar no período colonial e monárquico, mas também a mais popular. Consistia em lançar, sobre os outros foliões, baldes de água, esguichos de bisnagas e limões-de-cheiro (feitos ambos de cera), pó de cal, vinagre, groselha ou vinho e até outros que estragavam roupas e sujavam ou tornavam malcheirosas as vítimas. Era tolerada pelo imperador Pedro II e foi praticada com entusiasmo, na Quinta da Boa Vista e em seus jardins, pela chamada nobreza… E foi livre até o aparecimento do lança-perfume, já no século XX, assim como do confete e da serpentina, trazidos da Europa.