Colégio dos Bombeiros é a Primeira Escola Pública Estadual a dispor do Desfibrilador Automático Externo (DEA)

16 de fevereiro de 2018 - 14:03

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) recebeu na última sexta-feira, 09 de fevereiro, o equipamento Desfibrilador Externo Automático (DEA), que se encontra disponível para pronto atendimento. Sendo a primeira Escola Pública Estadual a dispor desse equipamento e estar apta a plena utilização.

Para tanto, além dos bombeiros já aptos para operar no aparelho, foram ainda capacitados outros 09 (nove) bombeiros militares lotados no CMCB, sendo: 03 (três) Oficiais: Cap Jair, Ten Oliveira, Ten Sérvulo e 06 (Seis) Praças: ST Valdenildo, ST Aldiberto, SGT Gilson, SGT Anselmo, SGT André e SGT Auceny participaram na manhã da última quarta-feira útil (17) de uma capacitação para uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) promovida no Núcleo de Resgate e Atendimento Pré – Hospitalar (NREPH) do Corpo de Bombeiros. O treinamento era voltado para oficias e praças do CBMCE.

“O DEA é um aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente alterações cardíacas potencialmente letais, como a arritmia de fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular, em um paciente. Além de diagnosticar, ele é capaz de tratá-las, através da aplicação de uma corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal”, conforme explicado em treinamento pelo NREPH.

Em caso de parada cardiorrespiratória identificada, o que pode ocorrer em pessoas com alguma alteração cardíaca, que tenham passado por esforço excessivo por ocasião de alguma prática desportiva por exemplo, e outros casos adversos; o DEA serve para aplicação imediata. O aparelho atua sozinho, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário, o que aumenta significativamente as chances de reverter o quadro da vítima e garantir sua sobrevivência.