CMCB inicia Ciclo de Palestras sobre Educação Inclusiva

22 de fevereiro de 2018 - 17:55

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros escritora Rachel de Queiroz, por meio do seu Comandante/Diretor – Coronel Nildson Oliveira, buscando a construção do debate sobre a educação voltada para a cidadania plena, livre de preconceitos, reconhecendo e valorizando as diferenças, proporcionou palestra sobre uma das prioridades no cenário pedagógico atual: A educação inclusiva.

Na abertura, o Coordenador do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) – Tenente Oliveira, em nome do Senhor Comandante/Diretor, agradeceu a presença das professoras do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), reconhecendo-as como vetores indispensáveis para assegurar o respeito ao direito de todos, passo inicial para a construção da cidadania.

A palestra foi conduzida pela Sra. Marise Morais Ximenes Frota ─ psicopedagoga Institucional do CMCB, profissional da educação com experiência na área de atendimentos psicopedagógicos, que pontuou com clareza e objetividade sobre os desafios na formação e atuação das professoras em assegurar a aprendizagem e a inclusão de todos em sala de aula.

A dinâmica da palestra contou com apresentação das características do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), com a apresentação de estratégias a serem aplicadas nessas situações, onde família e escola devem caminhar juntas na superação dos desafios, nas conquistas e, sobretudo no compartilhar das experiências.

Para sua plena formação, a criança precisa ser constantemente elogiada, reconhecendo-se suas potencialidades, respeitando seus limites, onde o envolvimento da família é fundamental em todas as etapas desse processo, buscando propiciar condições favoráveis a estímulos, com rotinas saudáveis e bem definidas em casa e na escola”, afirmou a palestrante.

À professora Lene Mendonça coube os agradecimentos finais: “Tema maravilhoso, que mexe com a gente e ainda mais sendo repassado por essa excelente profissional; que venham outros. Obrigada CMCB por essa oportunidade!”, agradeceu emocionada a professora regente das turmas do 5º ano.

O QUE É TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

É o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3% a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

Fonte: http://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/

EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

A educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero inerentes aos seres humanos. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção.

Fonte: http://diversa.org.br/educacao-inclusiva/o-que-e-educacao-inclusiva/

PALAVRAS DO COMANDANTE:

Vale ressaltar que essa relevante e nobre inciativa, faz parte de um projeto alvissareiro que visa introduzir e desenvolver o debate e a troca de ideias sobre temas transversais às rotinas educacionais dos alunos, contribuindo sobremaneira para o fortalecimento da formação de verdadeiros cidadãos promissores para a sociedade.