CMCB participa do aniversário do Parque de Manutenção do Exército

10 de abril de 2018 - 18:32

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB, por meio do seu Comandante/Diretor, Cel QOBM Nildson Oliveira nas ótimas relações de parcerias e integrações com as forças armadas, se fez representar na solenidade alusiva aos 71 anos de criação do Parque Regional de Manutenção/10, nesta sexta-feira, 06 de abril.

A solenidade, que foi presidida pelo Comandante do Parque Regional de Manutenção da 10ª Região Militar (Pq R Mnt/10), o Coronel do Quadro de Engenheiros Militares MÁRCIO AMBERGET ROSA, contou com a presença de autoridades civis e militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, onde destacamos o Cel QOBM Nildson Oliveira, Comandante/Diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) eu Cel QOBM Luís Carlos Viana, Comandante adjunto, representando o Senhor Cel QOBM Heraldo Maia Pacheco, Cel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Breve Histórico

A história do Parque Regional de Manutenção/10 remonta ao pós-guerra, quando, por meio do Decreto nº 22.874, de 7 de abril de 1947, foi criado o Parque Regional de Material Bélico da 10ª Região Militar (Pq R MB/10), com sede em Fortaleza-CE.

Desde 1944, já funcionava em Fortaleza-CE o 10º Pelotão de Reparação Automóvel que, com a criação do Pq R MB/10, passou a trabalhar em conjunto com este na manutenção do material bélico da 10ª Região Militar (10ª RM).

Em 1957, o Parque Regional de Material Bélico/10 foi transformado no Parque Regional de Armamento e Munição da 10ª RM (Pq R Armt Mun/10) e, em 1962, o 10º Pelotão de Reparação Automóvel passou a denominar-se 10º Pelotão de Apoio de Material Bélico (10º Pel Ap MB).

Com a constante modernização do material e da doutrina de emprego da Força Terrestre, foram criados, em 1978, os Parques Regionais de Manutenção, subordinados às suas respectivas Regiões Militares. Em 4 de fevereiro de 1983, a Portaria Ministerial nº 14 determinou o início das atividades do Parque Regional de Manutenção da 10ª Região Militar (Pq R Mnt/10), a partir de 1º de março do mesmo ano, no aquartelamento do Pq R Armt Mun/10.

Além das instalações herdadas do Pq R Armt Mun/10, o Pq R Mnt/10 também herdou-lhe as tradições históricas, inclusive assumindo, como data de aniversário, a data de criação do Pq R Armt Mun/10, ou seja, 7 de abril.

Em 28 de fevereiro de 1983, foram extintos o 10º Pel Ap MB e o Pq R Armt Mun/10 e, em 1º de março do mesmo ano, o Ten Cel Francisco de Paula Veras foi nomeado como primeiro Diretor do Pq R Mnt/10.