Colégio dos Bombeiros vacina alunos contra HPV e Meningite

19 de abril de 2018 - 18:31

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) com o fito de contribuir com a prevenção do câncer de colo do útero, em parceria com o Posto de Saúde Carlos Ribeiro viabilizou a vacinação contra o HPV e Meningite, para os alunos e alunas do nosso Colégio sob a supervisão da Enfermeira Manuela Castelo.

As primeiras ações de imunizações no Brasil datam de 1804. Mas foi no ano de 1973 que foi criado o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. E por meio do PNI, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, todos os anos, mais de 300 milhões de doses de vacinas. Ao todo, são oferecidos, gratuitamente, 42 tipos de imunobiológicos e 25 vacinas. Antes do PNI, as ações de imunização eram caracterizadas pela descontinuidade e pela baixa área de cobertura. Criado com o objetivo de coordenar essas ações, o programa – em 40 anos – transformou o Brasil em um dos países que oferece o maior número de vacinas do mundo.

Todo esse esforço para imunizar a população está dando resultados. O Brasil alcançou a erradicação da poliomielite e da varíola, e a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo, desde 2000, e da rubéola, desde 2009. Também foi registrada queda acentuada nos casos e incidências das doenças imunopreveníveis, como as meningites por meningocócica, difteria, tétano neonatal, entre outras. Das vacinas disponíveis hoje no SUS, 96% são produzidas no Brasil ou estão em processo de transferência de tecnologia. Isso só é possível porque existe no País um parque produtor de vacinas e imunobiológicos. É um importante patrimônio que deixa o Brasil em situação privilegiada em relação a outros países do mundo e possibilita o desenvolvimento científico e tecnológico.

Prevenção – Utilizada na prevenção do câncer de colo do útero, a vacina contra o HPV passou a ser ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

Quem ainda não recebeu a vacina pode ir aos postos de saúde durante todo o ano. A vacina contra HPV estará disponível nas 36 mil salas espalhadas pelo País. Confira o depoimento de quem já recebeu a primeira dose da vacina. Contra a meningite foram vacinados meninos e meninas entre 11 e 14 anos.

HPV e câncer – A vacina contra HPV distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Fonte: Posto de Saúde Carlos Ribeiro.