Colégio dos Bombeiros comemora o Dia do Meio Ambiente

26 de junho de 2018 - 16:10

 

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), dentro do cronograma de atividades extraclasse, realizou uma aula de campo ao Parque estadual do Cocó, com o fito de ampliar o debate sobre a necessidade de despertar e desenvolver a conscientização e respeito às nossas reservas ecológicas, culminando com as comemorações ao dia do meio ambiente, no próximo dia 05 de junho.

Para a Professora Tânia Oliveira, regente da disciplina de Ciências, a atividade curricular foi de grande relevância para os alunos do 5º ano. “Por ocasião dos passeios nas trilhas do Parque do Cocó, regados ao cheiro da mata fresca, tudo muito encantador. O Parque parece existir para lembrar que o homem também é Natureza, e que o Parque é uma das maiores riquezas da nossa Capital. A visita guiada pelas trilhas foi acompanhada por um Educador Ambiental que versou sobre a riqueza ecológica do parque, onde pudemos conhecer variedade de espécies vegetais como o pau-brasil, abricó de macaco, Timbaúba (…) E os animais como: Garças, preás, guaxinins, raposas, saguis (…)”.

A aluna Maria Vieira, 10 anos, relata a experiência do passeio: “Nós conhecemos muitos animais e também novas plantas, inclusive algumas comestíveis. Tivemos a oportunidade de tocarmos pela primeira vez numa árvore da espécie pau-brasil. Também conhecemos o Rio Cocó que é muito extenso e cheio de peixes, moluscos e caranguejos, além de muitos animais como o sagui e o pássaro “gatinho” dentre outros. Foi uma aventura inesquecível e cheia de aprendizado”, finaliza bastante empolgada.

Parque Estadual do Cocó é um parque estadual localizado na cidade de Fortaleza, sendo uma área de conservação da vida natural. Tem uma área de 1.575 hectares da zona limite entre as cidades de Fortaleza e Maracanaú, no Anel Viário, até a foz do Rio Cocó, na Sabiaguaba, passando por 15 bairros da Capital, sendo assim o quarto maior parque urbano da América Latina e do Brasil, ficando atrás somente o Parque Estadual da Pedra Branca, no Rio de Janeiro (12.500 ha); o Parque Estadual da Cantareira, em São Paulo (7.916 ha) e o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro (3.958 ha). O nome do parque se deve ao rio que o corta, formando o bioma de mangue, o rio Cocó.