Colégio dos Bombeiros participa da World Orienteering Day (WOD 2018)

26 de junho de 2018 - 15:50

Resultado de imagem para WORLD ORIENTEERING DAY

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), sob o comando do Sr. Cel. QOBM José Nildson de Oliveira, educador físico, desportista nato, por meio do seu Departamento de Educação Física – DEF, tendo a frente o 2º Ten BM Flávio Cosmo, conseguiu registrar a Corrida de Orientação do CMCB na programação da WORLD ORIENTEERING DAY (DIA MUNDIAL DAORIENTAÇÃO)/ WOD 2018, que acontecerá entre 23 de maio à 29 de maio de 2018.

Iniciativa de grande sucesso organizado pela Federação Internacional de Orientação (IOF) desde 2016, o desafio é reunir uma quantidade cada vez maior de participantes fazendo atividades de orientação ao redor do mundo. Pois no ano passado, foram registadas 288 mil pessoas praticando orientação, pretende neste ano aumentar esse número. O WOD, na visão da IOF está sendo desenvolvido para a divulgação e o crescimento do nosso esporte.

A Corrida de Orientação do CMCB ocorrerá no dia 26/05 (sábado) também contemplará as atividades esportivas de futsal e natação, onde o Futsal e natação serão desenvolvidas no Centro Poliesportivo e no Parque aquático do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, somente a orientação será realizada em área fora do colégio, a ser divulgada no dia da prova, como forma de manter o local em sigilo evitando que os atletas da orientação tenha conhecimento do local e obtenham vantagens antecipadas.

A modalidade Corrida de Orientação em relação às outras atividades esportivas existentes ainda é nova no Brasil, comparada aos países nórdicos que compõem uma região da Europa setentrional e do Atlântico Norte, que consiste na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, e seus territórios associados, que incluem as Ilhas Faroé, Groenlândia, “Escandinávia”.

A orientação nasceu como desporto em 1850 nos meios militares escandinavos, utilizada como forma de entretenimento e para melhorar a utilização da bússola e do mapa. A designação ORIENTAÇÃO só surge em 1888, em 1897, na Noruega, que se organizou a primeira atividade formal de orientação que “nasceu” como modalidade desportiva em 1904, hoje com seus 114 anos procura cada vez mais disseminar e desenvolver esta prática esportiva. Portugal aderindo esta prática esportiva por volta 1973. O Brasil aderiu em 1970 época em que é criada a Confederação Brasileira de Orientação – CBO, no Ceará teve início em 1999, neste ano, tivemos o surgimento de alguns clubes e a realização de vários trabalhos como I Etapa do Circuito Cearense de Orientação, que veio acontecer em 2004 época da fundação de uma federação que pudesse regular o esporte orientação no ceará.

O Clube Trilha Norte do Colégio Militar dos Bombeiros aderiu esta modalidade por volta do ano de 1999 por meio do Cel. do EB Sérgio Brito, onde passamos a participar de forma efetiva e bem representa por militares, alunos e pais em eventos de Orientação municipal e nacional, e nosso clube veio a ter sua filiação na FECORI e CBO em 2010. Atualmente o Clube Trilha Norte do CMCB tem a frente o Comando do 2º Ten Erbério.