Colégio dos Bombeiros realizará torneio comemorativo aos seus 20 anos

26 de junho de 2018 - 16:04

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, sob o comando do Sr. Cel. QOBM José Nildson de Oliveira, educador físico, desportista nato, por meio do Departamento de Educação Física – DEF do CMCB, realizará no dia 26 de maio de 2018, o Torneio de interação alusivo aos 20 anos deste colégio, evento esse que contara com a participação dos colégios militares do Ceará, CMF, CPM e CMCB, nas modalidades de Futsal, Natação e Orientação, sendo está ultima modalidade esportiva a primeira participação no torneio.

O público-alvo do evento serão alunos e núcleo gestor dos colégios, totalizando aproximadamente de 120 alunos, vale salientar o desafio assumido por nosso Comandante do Colégio em registrar o evento como evento WORLD ORIENTEERING DAY (DIA MUNDIAL DA ORIENTAÇÃO)/ WOD 2018, que acontecerá entre 23 de maio à 29 de maio de 2018. Evento de grande sucesso organizado pela Federação Internacional de Orientação (IOF) desde 2016, o desafio é reunir uma quantidade cada vez maior de participantes fazendo atividades de orientação ao redor do mundo. Pois no ano passado, foram registadas 288 mil pessoas praticando orientação, pretende neste ano aumentar esse número. O WOD, na visão da IOF está sendo desenvolvido para a divulgação e o crescimento do nosso esporte.

No nosso evento do dia 26/05 (sábado) também contemplará as atividades esportivas de futsal e natação, onde o Futsal e natação serão desenvolvidas no Centro Poliesportivo e no Parque aquático do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, somente a orientação será realizada em área fora do colégio, a ser divulgada no dia da prova, como forma de manter o local em sigilo evitando que os atletas da orientação tenha conhecimento do local e obtenham vantagens antecipadas.

O Futsal contará com as equipes dos colégios participantes, onde será disputado na categoria SUB 17 masculino com as regras vigentes de Futsal. Nas premiações teremos Troféus e medalhas para as equipes vencedoras conforme seus desempenhos nos jogos, nas colocações de 1º, 2º e 3º lugar.

Natação, os colégios participantes CMF, CPM e CMCB contarão com seus atletas onde a disputa será acirrada nas categorias conforme regulamentos e regras da modalidade. Receberão premiação de medalhas os atletas vencedores conforme seus desempenhos nas provas em 1º, 2º e 3º lugar, bem como troféu para o campeão geral.

Na Corrida de orientação, os atletas terão ambientes diferentes quanto aos percursos e quanto à visitação aos pontos de controle, pois ORIENTAÇÃO é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle distribuído no terreno, em que o vencedor deverá realizar seu percurso no terreno no menor tempo possível, com auxílio de um mapa e de uma bússola. Receberão premiação de medalhas os atletas vencedores conforme seus desempenhos na prova de 1º, 2º e 3º lugar, dentro de suas categorias.

A Orientação em relação às outras modalidades esportivas existentes ainda é nova no Brasil, comparada aos países nórdicos que compõem uma região da Europa setentrional e do Atlântico Norte, que consiste na DinamarcaFinlândia,IslândiaNoruega e Suécia, e seus territórios associados, que incluem as Ilhas FaroéGroenlândia, “Escandinávia“.

A orientação nasceu como desporto em 1850 nos meios militares escandinavos, utilizada como forma de entretenimento e para melhorar a utilização da bússola e do mapa. A designação ORIENTAÇÃO só surge em 1888, em 1897, na Noruega, que se organizou a primeira atividade formal de orientação que “nasceu” como modalidade desportiva em 1904, hoje com seus 114 anos procura cada vez mais disseminar e desenvolver esta prática esportiva. Portugal aderindo esta prática esportiva por volta 1973. O Brasil aderiu em 1970 época em que é criada a Confederação Brasileira de Orientação – CBO, no Ceará teve início em 1999, neste ano, tivemos o surgimento de alguns clubes e a realização de vários trabalhos como I Etapa do Circuito Cearense de Orientação, que veio acontecer em 2004 época da fundação de uma federação que pudesse regular o esporte orientação no ceará. O Clube Trilha Norte do Colégio Militar dos Bombeiros aderiu esta modalidade por volta do ano de 1999 através do Cel. do EB Sérgio Brito, onde passamos a participar de forma efetiva e bem representa por militares, alunos e pais em eventos de Orientação municipal e nacional, e nosso clube veio a ter sua filiação na FECORI e CBO em 2010.

WORLD ORIENTEERING DAY = DIA MUNDIAL DE ORIENTAÇÃO