Defesa Civil na Escola: Alunos do CMCB visitam estação de monitoramento de tremores de terra

26 de junho de 2018 - 15:50

Em complementação às aulas teóricas de Defesa Civil, os alunos do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) participaram, neste sábado (19/06) e no último sábado de abril, de uma aula de campo realizada na serra do Juá, em Caucaia, onde está instalada a estação de monitoramento de tremores de terra da Região Metropolitana de Fortaleza.

Na estação, explicou-se como funciona o equipamento, composto de um sismômetro (sensor de tremores de terra), de um sismógrafo (aparelho que registra os tremores), bem como de uma antena que envia os dados registrados (sismogramas) a um computador que registra todo o monitoramento. Os registros são acompanhados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CEDEC/CBMCE).

Ressaltou-se a importância dos registros de tremores de terra na Região Metropolitana de Fortaleza, uma vez que o maior tremor de terra do Nordeste brasileiro ocorreu nesta região, em Pacajus, em 1980, com magnitude de 5,2 graus na escala Richter.

Na descida da serra, alunos voluntários coletaram os materiais abandonados pela trilha por outras pessoas, dando-lhes o destino correto e contribuindo com a preservação do ambiente. Para o capitão Aluízio Freitas, professor de Defesa Civil do CMCB, além do conhecimento adquirido quanto ao funcionamento de uma estação sismográfica, a aula de campo proporcionou aos alunos maior integração, contato com a natureza e atividade física, desenvolvendo sua sociabilidade, consciência ambiental e hábitos saudáveis, que são aspectos fundamentais para a uma boa formação.

Em atenção ao disposto na lei de diretrizes e bases da educação nacional e na Constituição do Estado do Ceará, que preveem o ensino de Proteção e Defesa Civil nas escolas, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) Escritora Rachel de Queiroz, desde 2012, adotou o ensino da disciplina Defesa Civil no currículo do Ensino Fundamental II.

Já participaram das aulas, que tratam de assuntos relacionados à gestão de risco e de resposta a desastres naturais e acidentes domésticos, mais de 800 alunos. Atualmente são beneficiados os 120 alunos do 8º ano do ensino fundamental.

Os professores da disciplina são bombeiros militares especialistas em Defesa Civil e com experiência profissional na CEDEC/CBMCE.

Nas últimas semanas, os alunos tiveram aulas sobre como agir na ocorrência de tremores de terra e tsunamis. Foi evidenciada a experiência da jovem inglesa Tilly Smith, que graças a uma aula sobre tsunamis que havia assistido em sua escola, pôde salvar quase uma centena de vidas. A jovem estava de férias na Tailândia com sua família, em 2004, quando percebeu o recuo anormal do mar e se lembrou de que seu professor havia dito que este é um sinal de que haveria um tsunami. Tilly alertou seus pais, que avisaram as autoridades da praia, as quais, por sua vez, orientaram os turistas a desocupar o local.