CMCB – Edital para o Processo Seletivo 2018

17 de outubro de 2018 - 14:32

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará divulgou o Edital n.º 001 – SSPDS/CBMCE/CMCB para o processo seletivo 2018 de admissão ao Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, que dispõe de 80 vagas, sendo 50 para o 1º ano do ensino fundamental 1 e 30 para o 6º ano do ensino fundamental 2.
Das Vagas
Serão ofertadas 50 (cinquenta) vagas para o 1º ano do ensino fundamental 1 e 30 (trinta) vagas para o 6º ano do ensino fundamental 2, distribuídas obedecendo às quantidades e os limites de idade dispostos no Anexo I deste Edital. Os limites de idade estão de acordo com a orientação do Conselho Estadual de Educação do Ceará.
Das vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão destinadas, por ano escolar, ao preenchimento por candidatos aprovados dependentes de:
a) Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado Ceará – CBMCE;
b) Militares da Polícia Militar do Ceará – PMCE;
c) Policiais Civis de carreira do Estado do Ceará – PCCE; e.
d) Integrantes de carreira da Perícia Forense do Estado do Ceará – PEFOCE.
Sendo as demais vagas, inclusive as eventualmente remanescentes dos percentuais acima, ocupadas pelos demais candidatos classificados dependentes de civis e de outras forças militares federais, observando-se o turno e a ordem de classificação no processo seletivo.
Da Inscrição
As inscrições estarão disponíveis exclusivamente via Internet, por meio do endereço eletrônico http://selecaodealunos.seduc.ce.gov.br/selecao/1, no período de 01 a 12 de outubro de 2018. Não haverá solicitação de inscrição presencial, o requerimento de inscrição será admitido, no período de acordo com o cronograma do processo no anexo II deste edital, observado o horário do Ceará, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição.
Da Documentação
O candidato deverá anexar, no ato da inscrição, por meio eletrônico, toda a documentação comprobatória do cumprimento dos requisitos para inscrição, e condições diferenciadas indicadas. Conforme sua condição quer dependente de Bombeiro Militar; de Policial Militar; de Policial Civil; ou de integrante da PEFOCE ou não; e, na demanda de isenção, conforme o caso.
Da Taxa de Inscrição
A taxa de inscrição, no valor de R$25,00 (vinte e cinco reais), deverá ser paga em qualquer agência bancária, ou casa lotérica, por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE), disponível no endereço eletrônico: http://selecaodealunos.seduc.ce.gov.br/selecao/1, gerado no ato da solicitação de inscrição ou posteriormente acessando a área restrita do candidato.
Da Isenção
O responsável pelo candidato deverá preencher devidamente todos os campos disponibilizados no formulário de requerimento de inscrição online, indicando no local apropriado que deseja solicitar isenção da taxa de solicitação de inscrição comprovando, por meio da anexação dos respectivos documentos ao formulário de requerimento, que se enquadra em uma das seguintes condições elencadas neste edital. O resultado definitivo do pedido de isenção será divulgado no dia 06 de outubro.
Do Atendimento Diferenciado
O candidato com comprovada necessidade de atendimento diferenciado, e que desejar Atendimento Diferenciado durante a realização das Provas deverá por meio de seu responsável:
o Preencher devidamente todos os campos disponibilizados no formulário de requerimento de inscrição online, indicando no local apropriado que deseja solicitar atendimento diferenciado;
o Especificar qual o facilitador que necessita de acordo com a sua deficiência podendo solicitar:
a) No caso de deficiência visual: Prova ampliada (fonte 18 ou 20);
b) No caso de dificuldade acentuada de locomoção: espaço adequado.
c) No caso de candidatos sabadistas: horário diferenciado para a realização das provas.
Do Exame de Conhecimentos
O processo seletivo para admissão de novos alunos tem caráter classificatório para candidatos de ambos os sexos para preenchimento das vagas, conforme estabelecido no ANEXO I deste Edital, e constará de Exame de Conhecimentos de conteúdos curriculares correspondente ao ANEXO III deste edital.
Referente aos Exames de Conhecimento para o 1º ano do Ensino Fundamental 1, constará de provas subjetivas, com 10 (dez) questões de língua portuguesa e 10 (dez) questões de matemática, cada questão valendo a quantidade de escores correspondente à complexidade de informações exigidas no padrão de resposta.
Especificamente ao Exame de Conhecimento para o 1º ano do Ensino Fundamental 1, este constará de exame de habilidades cognitivas adquiridas no ensino infantil das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, necessárias ao ingresso no ensino fundamental 1.
Referente aos Exames de Conhecimentos para o 6º ano do Ensino Fundamental constará de provas objetivas múltipla escolha, com 20 (vinte) questões de língua portuguesa e 20 (vinte) questões de matemática, todas de igual valor individual.
O Exame de Conhecimentos será realizado em local, dia e horário previstos no cartão de inscrição, a ser disponibilizado para impressão, conforme disposto no ANEXO II deste Edital.
O conteúdo programático para o Exame de Conhecimentos é o constante do ANEXO III deste edital, onde o exame de conhecimentos terá duração de 03 (três) horas e se realizará no dia 03 de novembro de 2018, a partir das 08h.
O candidato deverá se apresentar 60 minutos antes no local da prova.
Os candidatos ao 1º ano do Ensino Fundamental 1 deverão estar munidos de lápis preto, apontador, caixa de lápis de cor e borracha.
Os candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental 2 deverão comparecer ao local de provas munidos de lápis, borracha, caneta esferográfica de corpo transparente ou incolor, com escrita ou tinta de cor preta ou azul.
Todos os candidatos deverão apresentar o cartão de identificação para ter acesso ao local do exame de conhecimentos.
Do Resultado – Candidatos Classificados e Classificáveis
O Comando do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz divulgará o resultado dos candidatos Classificados e Classificáveis do Processo Seletivo de Admissão de novos alunos para o ano de 2019 em relação nominal completa que será afixada no próprio Colégio e publicada nos sítios http://selecaodealunos.seduc.ce.gov.br e https://www.cm.cb.ce.gov.br/, no dia 26 de novembro de 2018 (segunda-feira).
Somente os candidatos com nota de exame de conhecimentos iguais ou superior a 5 (cinco) terão seus nomes publicados, na divulgação que trata o item 12.7 deste edital. Para notas inferiores a 5 (cinco), somente os responsáveis pelo candidato terão acesso, por meio eletrônico, na página online de inscrição.