FORMATURA DO PELOTÃO ESPECIAL

14 de novembro de 2018 - 15:21 # # #

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) realizou nesta terça-feira, 13 de novembro, a formatura de passagem de comando e inclusão de novos alunos ao Pelotão Especial (PE).

ORDEM DO DIA

A nona formatura do ano contou com uma homenagem aos alunos do 3º ano B do Ensino Médio, João Victor Santos Laurentino e Alexandre Andrade Silva, além da presença do Cmt / Diretor do CMCB e demais oficiais, praças, professores, servidores terceirizados e familiares dos alunos.

COMENDA “BÓTON JOÃO NOGUEIRA JUCÁ”

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) se orgulha de seus alunos, principalmente aqueles que logram os pilares dos objetivos fundamentais de nosso colégio, ou seja, Cidadania e Solidariedade.

Os alunos do 3º ano B do Ensino Médio, João Victor Santos Laurentino e Alexandre Andrade Silva, foram flagrados realizando um gesto altruísta de solidariedade e cidadania ao ajudarem de modo espontâneo e voluntário um senhor que ganhava seu pão de cada dia ao transportar materiais em um carrinho reformado a partir de uma estrutura de geladeira velha, o volume era maior que o seu carrinho e este sozinho não conseguia arrumar o volume de modo que este conseguisse conduzir. Ao verem a cena, não pensaram duas vezes e de súbito interviram e ajudaram o aquele senhor.

Depoimentos dos alunos João Victor Santos Laurentino e Alexandre Andrade Silva

“Foi uma cena que nos chamou atenção, ver aquele trabalhador que visivelmente estava necessitando de ajuda, porém não podia contar com ninguém, pois atualmente estamos tão preocupados com o individual que nos esquecemos do próximo”.

Como reconhecimento e destaque pela, Cidadania, Solidariedade e Altruísmo, os alunos João Victor Santos Laurentino e Alexandre Andrade Silva foram condecorados com o Bóton “João Nogueira Jucá” outorgada pela Comissão de Honrarias e Condecorações do CMCB Presidida pelo Ten Cel BM Zélio.

PASSAGEM DE COMANDO

A Aluna Maria Kauane do 3º ano passou o comando do Pelotão Especial (PE) para a Aluna do 2º ano Evelin Lopes. Na oportunidade foi prestada justa homenagem pelo comando do CMCB, na pessoa de seu Cmt / Diretor, onde o Ten Cel BM Francisco Zélio Martins de Menezes Júnior passou a Aluna Kauane uma placa simbólica e o certificado de agradecimento pelo relevante serviço prestado na função de comandante do PE 2018, que de modo digno, eficaz e dedicado cumpriu sua missão à frente de sua missão.

JOÃO NOGUEIRA JUCÁ

João Nogueira Jucá nasceu em Fortaleza, no dia 24 de novembro de 1941 na Casa de Saúde São Raimundo, era filho do Desembargador José Jucá Filho e da Professora Maria Nogueira de Menezes Jucá. O casal tinha mais dois filhos: José Jucá Neto e Jovina Jucá.

No dia 04 de agosto de 1959, por volta das 14:20hs. João Nogueira Jucá, então com 17 anos, voltava de uma aula no Colégio São João, quando ao passar próximo a Casa de Saúde Cesar Cals, percebeu um grande incêndio causado pela explosão de um depósito de éter.

O jovem não pensou duas vezes, rapidamente entrou no prédio em chamas e socorreu várias pessoas. Entre as muitas idas e vindas, ainda na tentativa de salvar mais vítimas, foi atingido pela explosão de um cilindro de oxigênio.

Desde então, pessoas e entidades, lutam para não deixar o nome do jovem, nem o seu feito, cair no esquecimento. Todo dia 11 de agosto, data do seu falecimento, uma missa é celebrada em sua homenagem, na capela do Hospital Geral Cesar Cals.

O Corpo de Bombeiros também contribui para que João Nogueira Jucá não seja esquecido, desde 1995, realizam um tributo pela memória do jovem. O evento é organizado pela Associação dos ex-alunos do Colégio São João, Hospital Geral Cesar Cals e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, com a participação da Organização Educacional Farias Brito, Centro Educacional Estudante João Nogueira Jucá e demais entidades que levam seu nome.