CMCBERQ é ouro na Jornada Cearense de Foguetes

13 de maio de 2019 - 13:04 #

O aluno André Venâncio, do 8° Ano do CMCB, obteve medalha de ouro na II Jornada Cearense de Foguetes, realizada neste sábado (11), na Base Aérea de Fortaleza.

Competindo também no nível 3, que engloba alunos do 6° ao 9 ° anos do Ensino Fundamental, os alunos John William, do 8° ano, e Cauã Lima e Rhenan Simplício, do 9° ano, obtiveram medalha de prata.

Completando os resultados do time do CMCB em sua primeira participação no evento, as alunas Isabel Moura, Danielle Bastos e Aitana Reis conquistaram medalha de bronze.

Todos os lançamentos foram feitos com foguetes de garrafa PET, confeccionados pelos próprios alunos, e propulsão exclusivamente à base de água e ar comprimido.

Astronomia no CMCB

Os resultados se somam a uma série de conquistas relevantes dos alunos do CMCB nas áreas de Astronomia e Astronáutica nos últimos dois anos, quando a Astronomia passou a ser uma disciplina regular na escola. Foram 98 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e 13 na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), além de dois prêmios nacionais no Concurso de Desenho Astronomia em Mãos e um no Concurso de Redação do Laboratório Nacional de Astrofísica.

A Jornada

A Jornada Cearense de Foguetes é uma realização da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará em parceria com a OBA e com a MOBFOG e tem como objetivo divulgar as áreas de astronomia, engenharia aeroespacial, física e astronáutica para a comunidade estudantil cearense de maneira descontraída, envolvendo professores, alunos, pais e escolas.

De acordo com o regulamento, podem participar da jornada alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio; estudantes que terminaram o ensino médio, mas que mantêm vínculo com a instituição onde concluíram os estudos; e escoteiros de grupos com sede no Estado do Ceará.